A Câmara de Vereadores de Corupá, realizou sessão especial na segunda-feira (25), para homenagear professores das redes municipal e estadual de ensino, com a entrega da honraria Professor Destaque do Ano, criada por meio de decreto legislativo.

A sugestão é do vereador Loacir Campregher (PP), e tem como intenção reconhecer o trabalho e esforço dos professores do município ou ainda daqueles que vem de cidades vizinhas, em contribuir com o ensino aprendizado e a formação social dos alunos. Familiares dos homenageados, o prefeito Luiz Carlos Tamanini (MDB), o vice-prefeito Cláudio Finta e outras autoridades e convidados acompanharam a sessão especial.

Sete professoras foram agraciadas com placas de homenagem pela dedicação e contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação de Corupá, por meio de experiências pedagógicas que integram ensino, pesquisa e extensão.

Escolhidas por uma comissão de vereadores e seguindo os critérios estabelecidos, as professoras receberam placas de homenagem com uma frase do educador Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”

Receberam a homenagem as professoras Irene Ludwinsky Hauffe, Jeanete Wengrath, Jiane Elisa Winter, Laurinda Kopsch, Margaret Frankowiak Burger, Marlene Hoffmann Correa, Rosane Martini Berti e Vivian Marina Dallmann Soares Pereira.

Ao falar representando o legislativo corupaense, o vereador Loacir Campregher, que foi professor, lembrou de quantos alunos passaram pelas mãos das homenageadas, adquiriram conhecimento e hoje fazem a diferença na profissão que escolheram. “Pra mim, o professor é o profissional das profissões”, declarou.

Representando as homenageadas, a professora Jiane Elisa Winter, recordou o início da profissão, quando ainda não era obrigatório ter um curso superior para atuar na área e lembrou que, “neste jardim, que cada professor cultiva ao escolher essa profissão, podem haver espinhos, mas somos movidos por afeto e carinho”.

A presidente do legislativo, vereadora Bernadete Correa Hillbrecht (PSD), que também foi professora e secretária de Educação em Corupá, destacou as mudanças que a categoria passou nos últimos anos, da LDB, o ensino básico de 9 anos, a formação dos professores com a obrigatoriedade do curso superior, municipalização do ensino, desativação de escolas multisseriadas, implantação do transporte escolar.

A homenagem será feita anualmente em sessão especial ou solene, com os escolhidos tendo que cumprir alguns requisitos estabelecidos no decreto legislativo, entre eles, possuir 25 anos de profissão na área de educação, apresentar um currículo de atividades educativas voltadas à construção do ensino-aprendizagem, ter atuado e contribuído para a melhoria da qualidade da educação por meio de experiências pedagógicas bem sucedidas e servir como exemplo à sociedade pela sua dedicação ao ensino.