Na tarde dessa quinta-feira (19), a Procuradoria da Mulher promoveu uma reunião com membros e servidores da Câmara Municipal na sede do Legislativo Jaraguaense. Na ocasião, os objetivos, eventos e ações que serão realizadas ao longo do ano foram definidas, e uma avaliação de 2025 foi realizada.
Entre os presentes, estiveram a procuradora da mulher, vereadora Professora Natália Lúcia Petry (MDB), o procurador adjunto, vereador Delegado Mioto (União) e membro, vereadora Sirley Schappo (Novo).
Entre os eventos que contarão com a participação do órgão, estão o do Comdim (Conselho Municipal dos Direitos da Mulher), em 7 de março, das 9h às 12h, na Praça Ângelo Piazera, e o VI Encontro Nacional de Procuradoras da Mulher, em 18 de março, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). O mês da mulher também contemplará palestras para a comunidade para conscientização e sensibilização para a proteção dos direitos das mulheres.
Outro tópico priorizado foi a criação de um fluxo para atendimento de vítimas, em caso de ausência dos titulares da Procuradoria. A expectativa é que a revisão facilite o encaminhamento de casos de violência, discriminação ou abuso de forma mais rápida e eficiente, com um protocolo definido.
- Alerta de golpe: anúncios falsos de “escolas militares infantis” circulam em Jaraguá do Sul e região
A aproximação com as escolas com o Legislativo por meio do programa Procuradoria da Mulher em Ação, que teve uma avaliação positiva pelos resultados apresentados em 2025, assim como a situação do credenciamento da Casa Izabel, inaugurada no ano passado, junto à Prefeitura, também estiveram na pauta da reunião. Entre os planos, está o de desenvolver parcerias com instituições de ensino superior para a criação de um programa de estágio que ofereça auxilia às atividades da Procuradoria.
A Procuradoria da Mulher foi inaugurada em 2021, após aprovação de lei em Plenário, com uma ampliação realizada em 2025, que estende o atendimento a grupos em situação de vulnerabilidade, como idosos e jovens. Além de realizar atividades em conjunto com órgãos públicos e com munícipes para a prevenção da violência contra a mulher, seus membros fazem a orientação de vítimas e acolhe casos de violência, discriminação e violência de gênero.
O foco do órgão também inclui a fiscalização e acompanhamento de políticas públicas voltadas ao tema, o desenvolvimento de campanhas educativas e o incentivo à participação feminina na política.
Sabe de algum caso de violência doméstica? Denuncie neste link: FAÇA SUA DENÚNCIA À PROCURADORIA DA MULHER
Contatos
Fone Procuradoria da Mulher: (47) 3307-3200
WhatsApp: (47) 9 9215-2036
E-mail: [email protected]
Atendimento presencial: Rua dos Imigrantes, n° 500, bloco K, bairro Rau, Jaraguá do Sul-SC (anexo à Católica de SC)