A Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Vanessa Wendhausen Cavallazzi, recebeu nesta terça-feira (9), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, uma comitiva de autoridades do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A visita foi liderada pelo Cônsul-Geral, Jason Green.
O encontro teve como principal objetivo fortalecer e fomentar boas práticas de cooperação interinstitucional em investigações criminais, com especial atenção ao enfrentamento de crimes de lavagem de dinheiro, aos crimes perpetrados por meios virtuais, à recuperação de ativos e à atuação de organizações criminosas.
Também estiveram presentes na reunião o Promotor de Justiça Wilson Paulo Mendonça Neto, Coordenador Estadual do GAECO, e o Delegado de Polícia Gustavo Kremer, que também atua na coordenação estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas.
Durante a reunião, foi alinhado o agendamento de data futura para a assinatura de um Memorando de Cooperação Mútua entre o Departamento de Estado dos Estados Unidos, por meio do Bureau de Segurança Diplomática, do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre, e o Ministério Público de Santa Catarina.
O memorando tem como finalidade estabelecer diretrizes de colaboração e cooperação, respeitadas as legislações nacionais, regulamentos e políticas institucionais de cada parte, em investigações criminais e ações de treinamento.
A iniciativa reforça o compromisso do MPSC com o combate ao crime organizado e com o fortalecimento da cooperação interinstitucional como instrumento essencial para a efetividade das investigações e da persecução penal.