Primeira live de Lula tem baixa audiência e evita assuntos delicados do governo

Foto: Ricardo Stuckert/Secom

Por: Pedro Leal

14/06/2023 - 09:06

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estreou, na manhã desta terça (13), a primeira live para comentar sobre as ações de governo pela internet. O programa “Conversa com o Presidente” foi transmitido em seu canal pessoal no Youtube e somou menos de 40 mil visualizações até às 12h.

As informações são da Gazeta do Povo.

A produção da live ocorreu após mais de cinco meses de governo, e surge como uma estratégia de comunicação para amplificar as ações do governo para além das entrevistas e reportagens nos veículos de imprensa e na mídia oficial.

A medida era apontada como uma falha da equipe presidencial em não ocupar mais rotineiramente as redes digitais. A expectativa é que a transmissão seja realizada semanalmente.

O formato de live foi muito usado durante todo o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – durante o seu mandato, astransmissões às quintas-feiras seu canal pessoal de foram praticamente o principal meio de comunicação do governo.

Nelas, as visualizações chegavam a picos de mais de meio milhão de espectadores.

Na primeira live do novo governo, Lula adotou um formato de programa de entrevistas comandado pelo jornalista Marcos Uchôa e perguntas sobre as ações de governo. A transmissão em si teve pouco mais de meia hora de duração e cerca de 6 mil visualizações.

O presidente se sentiu à vontade em responder a perguntas sobre programas como Bolsa Família; Minha Casa Minha Vida; o futuro anúncio de um programa de obras semelhante ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ser lançado no dia 2 de julho, entre outros assuntos.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).