Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prevenção às enchentes: governador pede recursos federais para dragagem de rios em SC; entenda

Foto: Luan Carlos Tamanini

Por: Luan Tamanini

11/10/2023 - 17:10

O governador Jorginho Mello afirmou na manhã desta quarta-feira (11) que busca recursos federais para realizar a dragagem de rios em Santa Catarina. Segundo ele, o assunto foi debatido durante reunião com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que vieram ao estado para visitar as cidades atingidas pelas fortes chuvas.

A dragagem consiste na limpeza, desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios. Segundo o governador, o processo pode evitar a ocorrência de enchentes, como as registradas em diversas cidades do estado nos últimos dias.

“Uma das nossas prioridades é investir em dragagens e temos pressa”, frisou o governador. “Isso sempre foi uma conversa, uma história que se conta, de que tem um dinheiro em uma conta, esperando para ser gasto, mas não existe nada disso”.

Jorginho destacou a existência de um projeto realizado pela Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão) na década de 1980. Segundo ele, o projeto foi atualizado em 2015, “mas também não andou absolutamente nada”.

“Minha esperança é que o ministro Waldez Goés disse que tem recurso, então podemos trabalhar de forma técnica e ressucitar esse projeto, para definitivamente podermos limpar esses rios, fazer grandes dragagens”, afirmou Jorginho.

O governador também destacou que, além de evitar enchentes, a dragagem dois rios também pode beneficiar o setor industrial e a mobilidade urbana. “Além de dar segurança quanto as cheias, com as dragagens também podemos levar mercadorias até a foz do rio, em cima de barcaças, tirando assim caminhões das estradas”.

Conforme Jorginho, uma das prioridades do governo deve ser o Rio Itajaí-Açu, protagonista de cheias históricas em Santa Catarina. Agora, o Estado deverá apresentar um plano ao Governo Federal e buscar a aprovação de recursos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp