Presidente do TJSC faz balanço dos dois anos de sua gestão

As principais realizações do Poder Judiciário catarinense nos últimos dois anos foram analisadas pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço, nesta terça-feira (17), em entrevista coletiva na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis. Denominado “Dia Estadual de Prestação de Contas”, o encontro teve ainda a participação do presidente da ACI, Ademir Arnon de Oliveira; e o presidente eleito do TJSC, desembargador Ricardo Roesler.

Collaço destacou iniciativas voltadas à otimização de recursos e à modernização da administração. Dados da produtividade dos magistrados, que alcançou recordes e patamares inéditos no período, foram detalhados aos jornalistas. A população que recorre à Justiça, observou o presidente, espera uma solução rápida aos seus casos. Assim, todos os esforços foram concentrados de forma a reduzir esse tempo de espera.

Collaço fez um levantamento de suas ações | Foto Divulgação/TJSC

“É uma gestão que não é minha apenas. Foi uma administração bastante compartilhada. Nos esforçamos muito, lutamos muito. E agora, para a felicidade de todos nós, chegamos ao final da caminhada com muita alegria e a sensação de ter feito o melhor possível”, manifestou Collaço.

Sistema eproc

Um relatório com estatísticas do Judiciário, informações sobre ações sociais e medidas adotadas no combate à violência foi disponibilizado digitalmente para a imprensa. Uma versão mais abrangente do documento será compartilhada com os desembargadores do TJSC em janeiro.

O presidente Rodrigo Collaço também avaliou temas atuais da Justiça brasileira, os desafios do sistema prisional, a atuação da imprensa na cobertura do Judiciário e posições da gestão em relação ao duodécimo e às devoluções de verbas para o Estado.

Evento foi realizado na sede da ACI | Foto Divulgação/TJSC

Collaço esclareceu também o fim do impasse envolvendo o sistema eproc, que já foi definitivamente implantado em Santa Catarina. “O impasse está resolvido. Fizemos um acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o próprio Supremo decidiu nesta segunda-feira (16) que faz parte da autonomia do Tribunal escolher seu sistema, o que reforça ainda mais nossa disposição pela utilização do eproc”, afirmou.

Continuidade e aproximação

Já o desembargador Ricardo Roesler enalteceu as conquistas da atual gestão e reforçou a intenção de dar continuidade aos trabalhos a partir de 31 de janeiro.

“Presenciamos a prestação de contas de um trabalho muito eficiente e inovador. Por isso mesmo, é desafiador para a nossa administração dar sequência, impulso e continuar com esse trabalho. É o que nós pretendemos, com informação, integração e inovação. São três eixos que norteiam a nossa administração e que irão basear todas as nossas ações”, anunciou Ricardo Roesler.

Ricardo Roesler (D) será o futuro presidente do TJSC | Foto Divulgação/TJSC

Em nome da ACI, o presidente Ademir Arnon de Oliveira parabenizou a aproximação contínua entre o Judiciário e a imprensa de todo o Estado.

“Esse exemplo do presidente do Tribunal de Justiça deveria ser seguido. O Judiciário catarinense tem dado uma demonstração de credibilidade e respeito com a imprensa de Santa Catarina, o que para nós é motivo de muito orgulho. Esta casa estará sempre à disposição de todos vocês”, afirmou Ademir Arnon de Oliveira.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Facebook Messenger