Presidente, deputados e senadores podem ser obrigados a usar o SUS

Foto Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por: Elissandro Sutil

15/07/2019 - 13:07 - Atualizada em: 15/07/2019 - 13:30

Presidente da República, deputados federais e senadores poderão ser obrigados a usar serviço público de saúde enquanto durar seus mandatos, assim como deixariam de ter direito ao ressarcimento de gastos hospitalares e auxílio-saúde.

Essa é a proposta do projeto de lei 2.142/19, do deputado federal Boca Aberta (Pros-PR). Pelo projeto, além dos políticos eleitos para os poderes Executivo e Legislativo federais, também seus parentes consanguíneos ou afins em 1º grau terão que utilizar o SUS (Sistema Único de Saúde).

O autor da proposta considera que o descaso dos dirigentes públicos com a saúde pública no Brasil é evidente.

Segundo ele, dos R$ 47,3 bilhões gastos com investimentos pelo governo federal em 2013, apenas 8,2% dessa quantia foi relativa ao Ministério da Saúde. Ele também afirma que o SUS perdeu 23 mil leitos nos últimos cinco anos.

“Quem perde é a população carente, visto que os políticos se internam nos melhores hospitais particulares do Brasil para realizarem qualquer tratamento médico”, declarou o deputado.

Esse quadro de descaso com a saúde pública, defende o parlamentar, somente vai ser alterado quando os agentes públicos eleitos para os poderes Executivo e Legislativo federal forem obrigados a utilizar o serviço público hospitalar em caso de doenças ou enfermidades.

Tramitação

O projeto tramita conclusivamente, ou seja, será analisado e aprovado pelas (de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania), sem passar pelo plenário.

A matéria só vai ao plenário caso haja alguma votação divergente entre as comissões ou se houver pedido, assinado por pelo menos 52 deputados.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger