Presidente da Câmara de Joinville formaliza pedido para investigação de vereador preso por posse ilegal de arma

Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Joinville

Por: OCP News Joinville

04/12/2023 - 15:12 - Atualizada em: 04/12/2023 - 17:19

O presidente da Câmara de Joinville, Diego Machado, formalizou o pedido de investigação interna, por meio do Conselho de Ética, para apurar o fato de o vereador Mauricinho Soares ter sido preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

 

 

O pedido de investigação será lido e votado no Plenário, na tarde desta segunda-feira (4). Se for aceito, segue para o Conselho de Ética, que é formado por cinco vereadores: Wiliam Tonezi, Neto Peters, Cassiano Ucker, Lucas Souza e Adilson Girardi.

Em relação às demais investigações relacionadas à Operação Lajotas, os vereadores entendem que, neste momento, devem aguardar as conclusões da Justiça e, posteriormente, com mais subsídios e provas, tomar as providências necessárias.

Mauricinho Soares foi alvo de operação da Polícia Civil | Foto: CVJ/Divulgação

 

O caso

A Polícia Civil e o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagraram, na última quinta-feira, as operações Profusão e Lajotas.

A primeira investiga uma suposta fraude para beneficiar motoristas que estavam com a CNH suspensa. Mauricinho Soares, que é um dos investigados na operação, foi preso enquanto policiais da Delegacia de Combate à Corrupção (3ª Decor) cumpriam um mandado de busca e apreensão em sua residência.

Já a Operação Lajotas, que também tem Soares como alvo, além do vereador Claudio Aragão, apura um suposto esquema ocorrido durante a realização de um programa de pavimentação comunitária.

Os atos investigados, em ambas as operações, aconteceram entre 2016 e 2020.

 

CPI

Os vereadores também não descartam a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigação de supostos envolvidos na Operação Lajotas.

A preocupação da Câmara, porém, é evitar que este ato atrapalhe os trabalhos que estão em andamento pela Policial Civil e o Gaeco.

Notícias no celular

Whatsapp

OCP News Joinville

As notícias que impactam a comunidade de Joinville e região.