Presidente da Câmara dos EUA pede impeachment contra Biden

Foto: Reprodução/Instagram

Por: Pedro Leal

13/09/2023 - 11:09 - Atualizada em: 13/09/2023 - 11:42

O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy (R), lançou nesta terça-feira um inquérito de impeachment contra Joe Biden (D). As informações são da Reuters.

A medida pode complicar a corrida presidencial de 2024, na qual o ex-presidente Donald Trump deve ser candidato novamente, após sua derrota contra Biden em 2020.

“Estou instruindo nossos comitês da Câmara a abrirem um inquérito formal de impeachment contra o presidente Joe Biden”, disse McCarthy.

Sob controle dos Democratas, a Câmara, então controlada pelos democratas, votou pelo impeachment do ex-presidente Donald Trump duas vezes – em 2019 e 2021. Em ambos os casos ele foi absolvido no Senado.

Os republicanos têm acusado Biden de lucrar, quando era vice-presidente (de 2009 a 2017), com os empreendimentos comerciais estrangeiros de seu filho Hunter Biden.

Investigações até o momento não conseguiram encontrar evidências de irregularidades cometidas por Biden.

A investigação se concentrará nos negócios de Hunter Biden na Ucrânia. O primeiro impeachment de Trump foi motivado por seus pedidos à Ucrânia para investigá-los enquanto ele se preparava para um desafio eleitoral contra Biden.

Nenhum presidente dos EUA foi destituído do cargo por impeachment. Os republicanos têm investigado as atividades comerciais de Hunter Biden há anos, e um promotor federal também está buscando acusações criminais relativas a impostos.

McCarthy disse que os republicanos encontraram evidências de ligações telefônicas, transferências de dinheiro e outras atividades que “pintam um quadro de uma cultura de corrupção” na família de Biden.

O senador republicano Mitt Romney, uma das vozes mais moderadas do partido, disse que estava confortável com a medida.

Os democratas criticaram o inquérito como um esforço para desviar a atenção das próprias dificuldades dos republicanos para governar, bem como dos problemas legais de Trump, que enfrenta quatro indiciamentos criminais separados enquanto concorre à indicação presidencial de seu partido para enfrentar Biden em 2024.

A Constituição dos EUA autoriza o Congresso a acusar autoridades federais, incluindo o presidente, por traição, suborno e “outros crimes e contravenções graves”. Um presidente pode ser destituído do cargo se a Câmara aprovar artigos de impeachment por maioria simples e o Senado votar por maioria de dois terços para condenar após a realização de um julgamento.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).