Na manhã desta sexta-feira (14), o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, Maurício Peixer (PL), acompanhado de Elisangela Manchine, Francisco Zermiani, Nicolau e Delorme Trapp da Associação de Moradores e Amigos do Rio Vermelho (AMARVV) e Jackson Seidel, presidente da Associação de Moradores do Bairro Vila Nova, conheceram a Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro São Luis, em Jaraguá do Sul.

Eles procuram o melhor modelo de tratamento de esgoto para implantar no bairro Vila Nova.

O diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, e o diretor técnico, Deverson Simioni, explicaram que a ETE São Luis, instalada em 2016 ao lado do Parque Malwee, cujo modelo de tratamento utilizado é o de Lodo Ativado por Batelada, aplica um produto químico aspersor na Estação Elevatória que inibe completamente o odor (cheiro) do material tratado.

Após conhecerem todo o procedimento na prática, Peixer ficou animado.

“Este é o modelo que queremos que seja replicado em Joinville. Na ETE São Luís, além de não haver qualquer problema com o odor, também foi implantado um bosque no terreno e toda a área é muito bem cuidada”, observou. “Agradeço ao diretor presidente do Samae, Ademir Izidoro, por nos receber e parabenizo toda a equipe pelo trabalho excelente que pudemos conferir. É isto que queremos para Joinville e iremos cobrar”, completou.

Ademir Izidoro avalia como positiva essa troca de experiências, pois todos acabam aprendendo algo, e isso ajuda a melhorar o processo.

“Estamos sempre prontos para colaborar com as demais empresas de saneamento”, afirmou.