A presidente da Câmara de Vereadores de Guaramirim, Cristiana Poltronieri Ziehlsdorff (PL), fez um balanço dos primeiros seis meses de trabalho do Legislativo no município. Durante entrevista ao OCP, a presidente ressaltou os principais avanços conquistados, mas também apontou os desafios ainda existentes.
Segundo Cristiana, uma das principais preocupações no início da legislatura foi manter a unidade entre os vereadores e garantir um diálogo constante e respeitoso com o Executivo e a comunidade. “Até este momento, conseguimos manter esse diálogo bastante aberto dos vereadores e com o Executivo, sempre com muito respeito nas ações realizadas”, afirmou.
Entre as principais conquistas, a presidente destacou as ações para resolver a crise hídrica que afetou o município no início do ano. “A Câmara foi muito parceira do Executivo, ajudando a agilizar as votações e contratações necessárias para restabelecer o abastecimento de água em Guaramirim. Esse foi um grande ganho, uma vitória para a população”, comentou.
Outro desafio citado por Cristiana foi o transporte coletivo, uma questão que continua sendo aguardada pela população. “Esperamos que o Executivo comece a trabalhar nessa área, mas sabemos que o problema maior neste momento é o lixo, que também vinha se arrastando desde o governo passado”, disse, destacando a importância de concluir o processo de licitação com a empresa responsável pelo serviço.
A presidente também mencionou os avanços na área da saúde, especialmente em relação às filas de espera. Embora reconheça que as filas de dois a três anos não seriam resolvidas em seis meses, ela enfatizou que as demandas estão sendo bem encaminhadas. “A saúde está sendo muito cobrada pela população, mas posso afirmar que o trabalho está sendo bem feito e já vemos alguns resultados positivos, como a compra de vagas para atendimento psicológico e neuropediátrico, um dos maiores problemas enfrentados hoje”, frisou.
Cristiana destacou ainda a inauguração de novas estruturas educacionais, como a creche na Corteceira e a futura construção de uma nova escola, além do avanço nas questões de acessibilidade. “A Câmara também foi pioneira ao trazer a Libras para as sessões, permitindo maior participação do público surdo nas atividades”, explicou.
Por fim, a presidente apontou que o projeto de acessibilidade na Câmara está em fase de conclusão, com o processo de licitação para execução dos serviços previsto para o final de julho. Em relação ao concurso público, Cristiana informou que estão sendo feitos esforços para resolver a pendência, após impugnação do certame no ano passado, e que o processo está sendo acompanhado de perto pelo Ministério Público.
“Esses seis meses serviram para aquecer os motores, mas ainda temos muito trabalho pela frente. A Câmara segue comprometida em avançar cada vez mais e atender as demandas da população de Guaramirim”, concluiu Cristiana.