Prefeituras investem em ferramentas para desburocratizar processos

Por: OCP News Jaraguá do Sul

16/09/2017 - 06:09 - Atualizada em: 17/09/2017 - 11:16

A tarefa de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de um município passa, entre outras prioridades, pela desburocratização dos processos que são realizados dentro do próprio poder público. Seja a emissão de um documento, a aprovação de um projeto ou o agendamento de uma consulta, todo e qualquer serviço oferecido pelo poder público de um município tem como objetivo atender aos cidadãos e estimular novos investimentos, promovendo um crescimento cada vez mais sustentável.

O excesso de burocracia e a falta de objetividade na realização destes serviços, entretanto, estão entre os fatores que mais dificultam o processo de desenvolvimento. Dados divulgados pelo Banco Central mostram que no Brasil são gastas 2.038 horas para organizar e pagar tributos, o que significa que os contribuintes levam quase 85 dias só para lidar com a burocracia. Além disso, a média necessária para abrir uma empresa por aqui é de 101 dias, enquanto em países como a Nova Zelândia esse tempo chega a ser 200 vezes menor.

De olho neste problema, as prefeituras da microrregião têm desenvolvido uma série de ações para desburocratizar seus processos internos e facilitar a vida dos cidadãos. De ferramentas digitais a grupos de trabalho dedicados a encontrar soluções eficientes e de fácil aplicação, todos trazem algo de inovador e prometem estimular a criação de outras ações voltadas à eficiência do setor público.

O OCP selecionou três ações de destaque desenvolvidas nas prefeituras de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba para apontar os benefícios e avanços obtidos com cada uma delas. A reportagem entrou em contato também com a prefeitura de Corupá, mas segundo o secretário de Administração e Fazenda Silvio Richard divulgou por meio da assessoria de imprensa, “a Prefeitura está avaliando projetos, que ainda não estão totalmente definidos, assim como as áreas a serem implantadas, que estão sendo levantadas”.