Jaraguá do Sul vai trocar 100 abrigos de passageiros até o fim do ano

Por: Gustavo Luzzani

11/06/2019 - 05:06 - Atualizada em: 11/06/2019 - 09:18

Desde de fevereiro, os abrigos de passageiros em condições precárias estão sendo substituídos em Jaraguá do Sul. Até o momento, 11 bairros da cidade já foram contemplados com o projeto da Prefeitura, que já substituiu 25 pontos de ônibus de um total previsto de 100.

Segundo o diretor de Trânsito e Transportes de Jaraguá do Sul Gildo Martins de Andrade, a ideia é realizar a troca de 30 abrigos de passageiros até o final do primeiro semestre. Na segunda metade do ano, será feita licitação para construção de 70 novos pontos. “A meta é substituir 100 abrigos até o fim de 2019”, destaca.

Andrade ressalta que após levantamento dos 630 abrigos existentes no município, foi constatado que cerca de 200 precisariam ser trocados. Por isso, o diretor diz que no próximo ano mais 100 pontos serão substituídos. “Cada abrigo tem um custo aproximado de R$ 2,5 mil”, pontua.

Abrigos em más condições estão sendo substituídos aos poucos | Foto Eduardo Montecino/OCP News

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo Eduardo Bertoldi, conta que está em andamento estudo para troca dos abrigos de metal que estão em péssimas condições na área central de Jaraguá. “Estamos fazendo um levantamento para verificar modelos e custos”, acrescenta.

Bertoldi comenta que nos bairros e interior da cidade estão sendo instalados o modelo de abrigo no estilo germânico, feito em alvenaria e telhas. A ideia é substituir todos aqueles abrigos no padrão de metal, com pilares de madeira e telhas de fibrocimento.

O secretário também afirma que está sendo feito licitação para compra de novas lixeiras, que serão instaladas próximas aos abrigos.

Solicitação de melhorias

De acordo com o diretor de Trânsito e Transportes de Jaraguá Gildo de Andrade, os abrigos estão sendo instalados em lugares com maior demanda e em situações mais precárias. O presidente da Associação de Moradores do bairro Jaraguá 99, José Antonio Zapella, pediu a substituição em dois pontos do bairro e foi atendido.

O primeiro ponto fica na Rua Bertha Weege e precisou ter seu lugar alterado para não atrapalhar uma loja em construção atrás de onde o abrigo estava. O segundo, na Rua João Mass, também precisou ser remanejado, pois a raiz de uma árvore já estava danificando a estrutura. “Fiquei feliz com a rapidez para trocar os pontos de lugar”, comenta.

Apesar de ter seu pedido atendido, ele segue cobrando melhorias no bairro. Também na Rua João Mass, um ponto de ônibus de metal está muito danificado. “Quando eu vi a cena de uma mulher com filho no colo, guarda-chuva e esperando o ônibus em pé, percebi a importância de trocar o abrigo”, completa Zapella.

Bairros que já tiveram abrigos de passageiros substituídos:

  • Barra do Rio Cerro
  • Boa Vista
  • Estrada Nova
  • Jaraguá 99
  • Nereu Ramos
  • Ribeirão Cavalo
  • Rio da Luz
  • São Luís
  • Tifa Martins
  • Três Rios do Norte
  • Três Rios do Sul

Quer receber as notícias no WhatsApp?