Prefeitura e Comitê lançam manual de conduta contra o coronavírus em Jaraguá do Sul

Foto Arquivo OCP News

Por: Gustavo Luzzani

25/05/2020 - 14:05 - Atualizada em: 25/05/2020 - 14:48

A Prefeitura de Jaraguá do Sul e o Comitê de Combate ao Coronavírus lançam nesta segunda-feira (25) o Manual de Conduta contra o Coronavírus.

O documento tem 12 páginas e versa de forma didática e direta quais são as atitudes a serem tomadas por donas de casa, profissionais da indústria e comércio, estudantes, crianças e idosos para se proteger do coronavírus.

O material está disponível em pdf com acesso já na página principal da Prefeitura de Jaraguá do Sul, no banner rotativo sobre o coronavírus.

O manual inicia estabelecendo normas para que o local de trabalho seja um lugar seguro para se trabalhar, como por exemplo, todos os funcionários fazerem uso da etiqueta da tosse, usarem a videoconferência como padrão para reuniões, adiar grandes reuniões presenciais, entre outras medidas.

Outro item de destaque é voltado ao comércio, entretenimento e transporte. No ambiente doméstico, as dicas são divididas entre três momentos: em casa, antes de sair e ao voltar.

Entre as dicas estão ter uma caixa com tampa para itens usados com frequência como chaves de casa, de carro, carteira, para que não sejam manuseados sem necessidade. Definir um local para roupas e calçados que são usados na rua também está no manual.

Ao chegar em casa, além de deixar o calçado fora, a primeira atitude deve ser lavar muito bem as mãos, com água e sabão.

A presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus Emanuela Wolff explica que o objetivo é centralizar em um único documento orientações claras e precisas sobre como os jaraguaenses devem se portar, tanto no ambiente doméstico quanto no profissional, para se proteger do coronavírus.

“Com isso queremos retardar a transmissão da doença e limitar o impacto nos serviços de saúde”, adianta Emanuela.

O município sai na frente quando deixa à disposição da sociedade esse documento, antes mesmo de atividades escolares, de transporte e eventos voltarem à normalidade.

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul