Prefeitura de Jaraguá do Sul pode ter queda de 40% na arrecadação por causa da pandemia, diz prefeito Lunelli

Foto: Reprodução

Por: Áurea Arendartchuk

27/04/2020 - 11:04 - Atualizada em: 27/04/2020 - 15:17

Em live realizada na manhã desta segunda-feira (27) no facebook da Prefeitura de Jaraguá do Sul, o prefeito Antídio Lunelli (MDB) falou sobre o enfrentamento da pandemia de coronavírus no município e respondeu perguntas de jornalistas e internautas. Também participaram da live a chefe de gabinete e presidente do Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19 Emanuela Wolff e o secretário municipal de Saúde Alceu Moretti.

Segundo Lunelli, por conta da pandemia a Prefeitura deve ter uma queda de 40% na arrecadação até o final deste ano. Isto se deve ao período em que muitas empresas, comércio e serviços ficaram parados por causa da quarentena decretada pelo governo estadual e que acabou afetando significativamente a economia.

Entre as medidas que a Prefeitura está tomando, o prefeito destacou que não serão contratadas novas obras, mas que as que estão programadas e licitadas serão concluídas. Além disso, garantiu que a folha de pagamento dos servidores públicos será paga em dia, assim como o pagamento dos fornecedores “Isso se deve às medidas de economia que já adotamos desde 2017 e que acabam ajudando neste momento. Vamos agora segurar todos os investimentos em outras áreas. A prioridade é o destino para as áreas social e da saúde”, comentou o prefeito.

O prefeito destacou que a Prefeitura ainda não tem os números oficiais sobre as demissões ocasionadas por causa da crise do coronavírus, mas destacou que no setor têxtil podem ter passado de 2 mil em apenas um mês, enquanto que ele destacou que no Estado chegam a 400 mil demissões em diversos setores.

Ao ser questionado sobre as medidas tomadas pelos governos estadual e federal sobre a pandemia Lunelli, disse que faltou uma sincronia entre os dois governos e que os municípios, assim como as entidades representativas, deveriam ter sido escutadas logo no começo da crise para que as medidas pudessem ser tomadas conforme o número de casos e característica de cada município.

Sobre a vinda de recursos dessas esferas, Lunelli comentou até o momento cerca de R$ 5,5 milhões vieram para o município do governo federal e que do governo do Estado ainda não foram repassados recursos para o enfrentamento da pandemia.

 

Veja a live inteira aqui:

AO VIVO: Prefeitura informa sobre situação do coronavírus em Jaraguá do Sul

 

Confira também:

Coronavírus: Prefeitura de Jaraguá do Sul interrompe acesso ao Morro das Antenas

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul