Em um momento crucial de enfrentamento à pandemia do coronavírus, seguir as normas sanitárias de convivência segura no ambiente de trabalho é essencial para manter a imunidade e, consequentemente, as atividades produtivas.

Para contribuir nesse processo gradativo de retomada da economia, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, reforça sobre as medidas indispensáveis que devem ser repassadas junto aos colaboradores.

Vale salientar que a adaptação ao chamado “novo normal” exige o cumprimento das normas estabelecidas, como distanciamento físico, etiqueta de higiene, uso obrigatório e correto de máscara, fatores que podem ser determinantes para recuperar as perdas do período e alavancar os negócios.

As orientações para um convívio saudável nas empresas constam na “Cartilha Boas Práticas de Convivência Covid-19”, lançado em maio pela administração municipal, com base em estudos científicos apresentados pelo Ministério da Saúde e dicas de profissionais da Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul.

O que fazer em caso positivo

A gerente de Vigilância Epidemiológica, Fabiane da Silva Ananias, orienta que "caso haja resultado de resultado positivo para um funcionário, este deve ser afastado, mas não é necessário fechar o estabelecimento, nem afastar os outros funcionários".

A orientação é monitorar o ambiente de trabalho, "para ficarem atentos aos sintomas, como febre, dor de cabeça, coriza, dor de garganta e alteração de paladar, que podem ser de outras doenças, mas também da covid-19", alerta.

"Caso algum desses funcionários tenha um desses sintomas, deve pedir para entrar em contato com o 0800-6438089, para ser avaliado pelo Serviço de Telemedicina", complementa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Neivor Bussolaro, destaca a importância de intervenções sustentáveis de prevenção:

“Alertando para sempre manter os devidos cuidados, mas também passar orientações de como agir em caso de contágio de algum colaborador, seguindo as medidas, tomando as providências necessárias e assim, manter nossas atividades em funcionamento. Preocupados com a saúde e também com a retomada econômica, precisamos conciliar trabalho e prevenção.”

Trabalhando com segurança

Ser cuidadoso consigo mesmo e com os colegas é uma atitude responsável e obrigatória em tempos de coronavírus. Para relembrar as dicas da Cartilha de Boas Práticas Covid-19, basta acessar e baixar no site.

*Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul