A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está executando o enrocamento das margens do Ribeirão Martins, em preparação para a pavimentação asfáltica da Rua Levinus Krause, com extensão total de 500 metros, no bairro São Luís.

O investimento é de R$ 1.244.035,36 e a empresa Paviplan recebeu a ordem de serviço para executar os trabalhos no fim do ano passado, com prazo de 150 dias para concluí-la.

O enrocamento das margens do Ribeirão Martins compreende o trecho entre as ruas Antônio J. Macedo e Floriano Stahelin.

"É uma rua com cerca de 15 residências e aproximadamente dez empresas instaladas, e que tem um fluxo de veículos considerável", informa o secretário de Obras, Otoniel da Silva.

Na outra margem do ribeirão, encontram-se os fundos de outros aproximadamente 30 imóveis, entre residenciais e comerciais da Rua João Franzner, que também foram afetados por alagamentos por causa da situação do ribeirão.

Obras no Rio da Luz

Na última semana, teve andamento a sequência da repavimentação da Rua Eurido Duwe, no Bairro Rio da Luz, com a execução de uma travessia de drenagem.

Conforme o secretário Otoniel da Silva, foi implantada uma tubulação de 1,2 metro do início da Rua Expedicionário Arnoldo Hornburg (acesso ao antigo horto florestal), até a margem esquerda do Rio da Luz, numa extensão de quase 150 metros.

“Estamos trocando esta tubulação sob a rua e aumentando a vazão para diminuir os riscos de alagamentos”, explica.

O morador Gerdh Bihr comprova que o local é de alto risco de inundações e que já não lembra ao certo quantos alagamentos ocorreram na propriedade que possui, bem próximo do local da obra.

“Só nos últimos 20 anos, a água entrou na minha casa umas dez vezes. Tivemos prejuízos de mais de R$ 50 mil com isso já”, lembra ele. “Com essa tubulação, vai ajudar bastante, acredito que 70 a 80%. Evita que entre nas casas, pelo menos”, espera.

Após a conclusão da travessia e adensamento do solo sobre a tubulação, será finalizada a repavimentação da Rua Eurico Duwe.