Prefeitura de Jaraguá anuncia Domingos Zancanaro como secretário de Desenvolvimento Econômico

Foto Divulgação/Secom/OCP

Por: OCP News Jaraguá do Sul

01/02/2018 - 13:02 - Atualizada em: 02/02/2018 - 08:40

O diretor de Gestão de Projetos e Captação de Recursos, Domingos Savil Zancanaro, foi anunciado nesta quinta-feira (1) como o novo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul. A nomeação ocorre nesta mesma data que marca o retorno oficial às atividades normais da Prefeitura. O nome de Domingos foi indicado pelo Partido Progressista (PP) ao prefeito Antídio Aleixo Lunelli (PMDB) e ao vice-prefeito, Udo Wagner (PP), que atuou como titular da pasta até o fim do ano passado.

Nascido em Campos Novos, engenheiro agrônomo formado pela Universidade de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Udesc), durante oito anos Zancanaro, que tem 49 anos, dirigiu o Escritório Municipal de Agropecuária e Pesca de Florianópolis e foi um dos responsáveis pela criação do Instituto de Geração de Oportunidades da Capital.

Como superintendente do instituto coordenou inúmeras ações voltadas ao desenvolvimento econômico do município, com destaque para a coordenação do Projeto de Implantação da Cadeia Produtiva da Maricultura em Florianópolis, que alçou a Capital a uma posição de destaque nos cenários nacional e internacional da produção de moluscos. Nesse processo, implementou ações focadas em todos os estágios da cadeia, iniciando com capacitação dos profissionais e apoio à estruturação de cooperativas, e chegando à divulgação dos maricultores e da maricultura local, por meio da criação da Fenaostra, festa cujo reconhecimento avançou as fronteiras do País.

Em Brasília, foi consultor de projetos por meio de assessoria parlamentar junto ao Congresso Nacional, atuando nos mandatos do casal pepista, a ex-deputada Ângela Amin e o deputado federal Esperidião Amin. Em 2013, voltou a integrar a administração municipal de Florianópolis, onde atuou como secretário municipal de Obras e de Habitação e Saneamento Ambiental. Em junho de 2017, assumiu o cargo de diretor de Gestão de Projetos e Captação de Recursos na Prefeitura de Jaraguá do Sul.

De acordo com ele, Jaraguá do Sul é uma cidade conhecida pela sua pujança, pelo empreendedorismo e pela capacidade produtiva, com potencial para crescer ainda mais e considera importante a administração dar ênfase à inovação. “A cidade já é inovadora, tecnológica, mas está recebendo um polo de tecnologia em conjunto com o Estado, através da secretaria comandada pelo jaraguaense Carlos Chiodini. Eu acho que vai dar um grande resultado, possibilitando uma matriz econômica mais diversificada ainda”, explica.

Zancanaro diz que outra meta é oferecer qualificação profissional aos trabalhadores em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Na área de turismo, diz conhecer o potencial do município e vê o despertar de novas oportunidades, como a questão do turismo religioso em Nereu Ramos, o de aventura e na área da gastronomia, por exemplo.

Para o prefeito Antídio Aleixo Lunelli, o profissional tem qualificação para atuar na secretaria e acredita que ele poderá contribuir para o desenvolvimento econômico do município.

*Com informações da assessoria de imprensa