Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Prefeitura de Guaramirim atinge 99,38% em transparência e conquista Selo Diamante pela primeira vez

Foto: PMG/Divulgação

Por: Claudio Costa

07/07/2025 - 09:07 - Atualizada em: 07/07/2025 - 09:12

A Prefeitura de Guaramirim atingiu 99,38% de conformidade na avaliação do Programa Nacional de Transparência Pública, alcançando, pela primeira vez, o nível necessário para o Selo Diamante, a mais alta classificação do programa.

O município saltou de 62,37% em 2024 (nível intermediário) para um patamar de excelência em 2025.

A nota já foi validada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), embora o resultado ainda não tenha sido oficializado, pois o processo segue em fase de análise de recursos. Mesmo assim, os números já colocam Guaramirim entre os municípios mais transparentes de Santa Catarina.

Como referência, no ranking de 2024, a cidade que liderou a lista, São Bento do Sul, obteve 98,76% no Executivo Municipal.

O salto nos indicadores é resultado de um trabalho iniciado em janeiro de 2025, coordenado pela Secretaria de Transparência e Controle, com o apoio de todas as secretarias municipais.

A equipe buscou como referência o modelo de São Bento do Sul e, a partir dessa visita, iniciou uma força-tarefa para disponibilizar, atualizar e estruturar informações exigidas pelo programa.

Entre janeiro e o fim de maio, a gestão municipal promoveu uma série de melhorias nos canais de acesso à informação, revisão de portais, padronização de dados e ampliação da transparência em todas as áreas da administração.

Desde o início do programa, em 2022, Guaramirim nunca havia conquistado nenhuma certificação. Agora, com 99,38% de conformidade, atinge o padrão mais elevado da avaliação nacional.

Para a secretária de Transparência e Controle, Elisangela Ruediger, o avanço demonstra o compromisso da gestão com a clareza e o acesso à informação.

“Hoje, o cidadão encontra informações disponibilizadas integralmente, com dados precisos, organizados e de fácil acesso. Alcançamos um padrão que assegura o direito à informação com qualidade e transparência. Esse resultado é fruto de um esforço coletivo, que envolveu toda a estrutura da administração”, aponta.

Criado em 2022 pelo Sistema Tribunais de Contas, o Programa Nacional de Transparência Pública tem como objetivo avaliar o grau de transparência ativa dos portais públicos no Brasil. A iniciativa analisa a publicação de informações como receitas, despesas, contratos, licitações, estrutura administrativa, planejamento, relatórios e indicadores, promovendo o acesso claro e completo aos dados da administração pública.

A classificação vai de nível básico até o Selo Diamante, reservado aos entes que atingem mais de 95% de conformidade com os critérios estabelecidos.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Claudio Costa

Jornalista pós-graduado em investigação criminal e psicologia forense, perícia criminal, marketing digital, em inteligência artificial e pós-graduando em gestão de equipes.