Prefeitos e entidades da região da Amvali assinam o Pacto da Inovação nesta sexta-feira

Por: Áurea Arendartchuk

02/12/2021 - 15:12 - Atualizada em: 03/12/2021 - 07:40

Prefeitos dos sete municípios que compõe a região da Amvali e representantes de entidades púbicas e privadas, assinam nesta sexta-feira (3), o Pacto do Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu. O ato está marcado para às 8h30, no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul.

A programação contará com as participações dos prefeitos, representantes das entidades pactuadas, e convidados especiais, como o diretor de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação da Secretaria do Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Santa Catarina Moris Kohl, o presidente da Fapesc Fábio Zabot Holthausen, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Luciano Buligon. O Presidente do Comitê Inova Jaraguá Gustavo Pacher, fará a apresentação do Pacto aos prefeitos, antecedendo as assinaturas dos termos de pactuação.

O Pacto de Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu é um movimento regional iniciado por diversas entidades, públicas e privadas, que promovem ou apoiam o desenvolvimento econômico, social, a ciência, tecnologia, empreendedorismo, educação e a inovação.

As entidades pactuam ações que estejam dentro do seu escopo natural de atuação e que se enquadrem em um dos eixos definidos. As ações serão pactuadas publicamente e acompanhadas por portal específico do Pacto. As entidades podem, inclusive, se comprometer com ações dirigidas ao seu próprio público-alvo, contanto que estejam alinhadas com as diretrizes gerais do Pacto.

“A proposta é ter os gestores municipais como incentivadores de iniciativas que buscam a eficiência, fazer mais com menos, e estimular uma maior integração e alinhamento entre a comunidade na busca pelo progresso, desburocratização, desenvolvimento científico, fomento à pesquisa e a capacitação tecnológica”, explica Gustavo Pacher.

Nesta etapa do movimento foram convidadas a participar as entidades com atuação diretamente relacionadas às pautas mais relevantes para o Vale do Itapocu, como os Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Poder Judiciário, Ministério Público, Amvali, Cigamvali, associações empresariais, Câmaras de Dirigentes Lojistas, Fiesc, Sebrae, Senai/Senac, Polícia Civil, Polícia Militar, entidades e conselhos representativos de classe, e outras que tenham como objetivo contribuir para a materialização do propósito do Pacto.

Em setembro deste ano, os prefeitos dos municípios da microrregião assinaram a Carta de Intenções ao Pacto.

 

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul