Prefeitos de Jaraguá do Sul e Guaramirim são os mais ativos no Facebook

As redes sociais estão cada vez mais presentes da rotina e cada vez mais modificam a forma com que as pessoas se relacionam e recebem informações. No meio político, é uma ferramenta que ganha importância para chegar mais perto da comunidade.

Na microrregião, os prefeitos Antídio Lunelli (MDB), de Jaraguá do Sul, e Luis Antonio Chiodini (PP), de Guaramirim, são os mais ativos no Facebook e consequente têm o maior números de curtidas. A reportagem do OCP analisou o perfil dos mandatários, incluindo na lista Corupá, Massaranduba e Schroeder, durante o primeiro semestre de 2018.

Leia mais: Justiça proíbe Crivella de usar máquina pública para beneficiar grupos religiosos

Mais interação

Apesar de ter menos curtidas do que Lunelli no Facebook, Chiodini liderou o primeiro semestre em praticamente todos os quesitos. O prefeito de Guaramirim publicou 88 vezes entre janeiro e junho, conseguindo 19.585 interações, uma média de 222 interações por cada postagem.

Quanto o assunto é vídeo, Chiodini também lidera, com mais folga ainda. O prefeito coloca o pé na rua e grava vídeos das obras que são realizadas por Guaramirim, em um deles até andou de trator.

O jeito simpático e “humanizado” que Chiodini demonstra nos vídeos tem uma repercussão muito positiva para o prefeito. Ele postou 17 vídeos ao longo do primeiro semestre e quase atingiu a marca de cem mil visualizações – foram 86.342.

Maio foi o ápice para o prefeito de Guaramirim. Ele publicou oito vídeos, que lhe rendeu 33.462 visualizações. Neles, o prefeito parece sempre buscar dialogar com a comunidade e as mensagens nas publicações demonstram que o resultado tem dado certo.

O vídeo que mais rendeu foi no dia 30 de abril, quando o prefeito mostra que a metade das escoras de madeira destinadas a obra em uma ponte da cidade foram roubadas. Durante aproximadamente dois minutos, ele demonstra sua indignação, rendendo 11 mil visualizações

Bom desempenho

Após ficar os meses de janeiro e fevereiro sumido do Facebook, Antídio Lunelli atingiu grandes marcas em abril e maio, com 4.996 e 5.161 interações respectivamente. Durante os seis meses do ano, o prefeito de Jaraguá do Sul conseguiu 15.745 interações em 103 postagens. Uma média de 152 interações para cada publicação.

Em sua linha do tempo, é possível perceber postagens de inaugurações de obras, viagens do prefeito, inclusive quando foi para Brasília, e visita a escolas e postos de saúde.

De vez em quando, o prefeito publica algo pessoal, e a publicação que mais rendeu foi quando ele anunciou o nascimento de sua neta, Antonella, no dia 3 de maio. Foram 1,6 mil curtidas, 224 comentários e 20 compartilhamentos na galeria de seis fotos que ele postou.

Mais publicações

O prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi, não tem página pública, mas posta diariamente no seu perfil pessoal, que tem cinco mil amigos. Somente no mês de maio, ele fez 78 publicações. uma média de quase três postagens por dia.

Mas como quantidade não quer dizer muita coisa, o prefeito teve um de seus piores desempenhos justamente em abril, com apenas 23 interações por cada postagem.

De janeiro a junho, o prefeito conseguiu 9.879 interações em 178 publicações, resultando em uma média de 55 interação para cada postagem.

Gottardi utiliza a rede social tanto para divulgação dos seus trabalhos na Prefeitura, quanto para publicações pessoais, como fotos com a família e amigos.

Prefeitos sem publicações

Apesar de ter um perfil pessoal, com 3.139 amigos, o prefeito de Massaranduba, Armindo Sésar Tassi (MDB), não é ativo no Facebook. O prefeito só aparece na sua linha do tempo quando é marcado em fotos de amigos e da comunidade em eventos sociais.

Ele também é mencionado em postagens de moradores agradecendo e pedindo reivindicações. O prefeito não fez sequer uma publicação no ano.

O prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck mantém uma página em conjunto com seu vice Adriano Kath (PSDB). O problema é que a última movimentação feita nela foi no dia 8 de dezembro de 2017.

Antes, a maioria das publicações eram compartilhamentos da página da Prefeitura de Schroeder, sobre obras, programas do governo e demais ações da administração.

Interações no primeiro semestre de 2018

Luiz Antonio Chiodini (PP)

  • 6.610 curtidas e 6.680 seguidores;
  • 19.585 interações em 88 publicações;
  • 86.342 visualizações em 17 vídeos.

Antídio Lunelli (MDB)

  • 7.640 curtidas e 7843 seguidores;
  • 15.745 interações em 103 publicações;
  • 67.513 visualizações em 12 vídeos

João Carlos Gottardi (PP)

  • 5 mil amigos no perfil pessoal (sem página);
  • 9.879 interações em 178 publicações;
  • 11.426 publicações em 6 vídeos.

Armindo Sesar Tassi (PMDB)

  • 3.138 amigos no perfil pessoal (sem página);
  • Sem publicação em 2018.

Osvaldo Jurck (PSDB)

  • 478 curtidas e 485 seguidores;
  • Sem publicação em 2018.

Melhores meses

  • Interações: Antídio Lunelli com 5.161 interações em maio;
  • Publicações: João Carlos Gottardi com 78 postagens em abril;
  • Média de interações: Luis Antonio Chiodini com 282 interações por posts em abril;
  • Mais visualizações em vídeos: Luis Antonio Chiodini com 33.462 visualizações em maio.

Quer receber as notícias no WhatsApp?