Prefeito de Corupá encerra agenda em Brasília nesta quinta-feira

Por: OCP News Jaraguá do Sul

22/02/2018 - 13:02 - Atualizada em: 22/02/2018 - 13:48

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi encerra na tarde desta quinta-feira (22) a agenda de reuniões e visitas a Ministérios, Câmara e Senado Federal, em Brasília. Desde que foi para a Capital Federal, na terça-feira (20), o prefeito Gottardi esteve no Ministério das Cidades, Ministério do Turismo e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de participar de reuniões nos gabinetes de deputados e senadores da bancada catarinense. Em três dias, Gottardi, que foi acompanhado do secretário de Saúde Irineu Pasold e da diretora executiva de governo Kelly Cristina Alves de Souza, conferiu o andamento de projetos e solicitou recursos de emendas parlamentares para pavimentação de ruas, incentivo ao turismo, agricultura, infraestrutura, saúde, educação e defesa civil de Corupá.

O primeiro compromisso do prefeito Gottardi e equipe em Brasília foi na terça-feira (20) com a participação de reuniões no Ministério das Cidades com a diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Urbana Diana Meirelles da Motta, com a analista de infraestrutura da Secretaria Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana Daniele Costa de Holanda e com o coordenador Paulo Coelho Ávila da Secretaria de Nacional de Desenvolvimento Urbano para tratar sobre o projeto Avançar Cidades em que Corupá cadastrou para receber R$ 5 milhões para pavimentar 17 ruas do município. Segundo Gottardi a equipe do Ministério das Cidades informou que até o fim de março devem ocorrer as seleções dos projetos a receberem os recursos e a expectativa é de que o município esteja entre os selecionados.

O prefeito também esteve no Ministério do Turismo onde está cadastrado o projeto para a construção de um portal turístico na ponte de acesso ao Centro de Corupá. O projeto do portal foi feito ano passado e tem custo aproximado de R$ 500 mil prevendo a construção de uma queda que vai utilizar água do rio, passarelas e mirantes tornando a ponte de acesso ao Centro um ponto turístico e de apresentação da cidade. A reunião com o assessor do Ministério do Turismo Luiz Vanucci foi intermediada pelo deputado federal Mauro Mariani que se comprometeu em ajudar o município para garantir este recurso junto do Ministério. “Corupá tem um potencial turístico muito forte e por isso realizamos ações como o Plano Municipal e regional de Turismo e buscamos recursos de nível federal para incrementarmos este setor que pode movimentar ainda mais nossa economia”, salienta Gottardi.

Na quarta-feira (21), foi a vez do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) entrar no roteiro de visitas do prefeito de Corupá e sua equipe. Lá, eles foram recebidos por Daniel Amaral, chefe da assessoria parlamentar do gabinete do ministro Blairo Borges Maggi. No MAPA, o prefeito Gottardi se inteirou dos projetos para a área da agricultura e solicitou auxílio para o projeto de aquisição de maquinário para a área.

Encontro com deputados e senadores

A equipe de Corupá encaminhou cerca de 30 ofícios aos deputados e senadores catarinenses com solicitações de recursos por meio de emendas para as áreas da saúde, infraestrutura, educação, esportes, turismo, cultura e defesa civil de Corupá. O prefeito Gottardi e equipe participaram de reunião com a assessoria do deputado Esperidião Amin quando entregaram ofício de solicitação para o repasse de recurso para a reforma do Pronto-Atendendimento PA 24 horas de Corupá, além de solicitar auxílio para a compra de equipamentos, dentre estes uma máquina PC e caminhões, por intermédio do Ministério da Agricultura. Em outra oportunidade, Amin já havia se comprometido em auxiliar o município nestas demandas e outras que forem necessárias.

Em reunião na quarta-feira (21) com a deputada Carmem Zanotto, o prefeito Gottardi encaminhou projetos para a área da cultura e da saúde. Para a cultura, um deles é o pedido de emenda para a restauração do casarão Baumle, construção histórica instalada próxima da sede da Secretaria de Infraestrutura de Corupá e das futuras instalações da Prefeitura do município e que pode ser utilizada pelo município, além de fazer parte da história de Corupá.

Para o deputado João Paulo Kleinubing, Gottardi entregou solicitação de recursos de emendas para a atenção básica na área da saúde. A mesma solicitação para a saúde também foi feita pelo prefeito e o secretário Irineu Pasold aos senadores Paulo Bauer e Dalírio Beber. O senador Paulo Bauer se comprometeu ainda em auxiliar o município com recursos para a aquisição de veículos para setores da Prefeitura que necessitam como a área social e também para a área da educação.

O prefeito João Carlos Gottardi também esteve com a deputada Giovana de Sá que por meio de indicação do vereador Alaor Duarte recebeu o prefeito e se comprometeu em repassar recursos de emendas para o município para a área da agricultura.

Outro deputado visitado em Brasília, pela equipe de Corupá, foi Décio Lima para o qual foi entregue ofício solicitando de emendas para pavimentações no município. A equipe de Corupá também participou de reuniões na manhã desta quinta-feira (22) com os deputados Jorginho Mello e  Marco Tebaldi e assessoria do deputado Celso Maldaner para os quais também foram entregues ofícios com solicitações de recursos para Corupá.

Gottardi comenta que é muito importante estar em Brasília ainda mais nesta época em que os deputados e senadores tem prazo para encaminhar emendas que podem garantir recursos para os municípios. “Nossa agenda foi longa e com muita conversa. Fomos bem recebidos em todos os Ministérios e gabinetes de deputados e senadores que visitamos. Sabemos que nem tudo que solicitamos, virá para o município, mas temos que continuar firmes buscando recursos sempre para melhorar todas as áreas de nossa cidade”, conclui o prefeito.