Prefeito de Florianópolis pede desculpas por viajar de férias durante a pandemia

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), usou suas contas nas redes sociais para postar uma carta onde pede desculpas pelo afastamento da cidade, sem comunicação pública com antecedência, para passar férias com a família no balneário de Cancún, no México.

Desde o dia 19 de fevereiro o vice-prefeito Topázio Neto (Republicanos) assina os atos oficiais do município. Gean alega que a viagem estava marcada com antecedência e que imaginava deixar a cidade em outro cenário em relação à pandemia.

Segundo os dados do Covidômetro, a Capital está em Risco Pontencial Gravíssimo da Covid-19, com mais de 2 mil casos ativos; mais de 60 mil casos confirmados; ocupação dos leitos de UTI próxima a 90% e 461 óbitos desde o início da pandemia.

 

Confira a mensagem do prefeito:

 

“Como sabem, estive afastado durante os últimos dias, num descanso planejado há tempos. Imaginava que, nessa altura, estaríamos com uma situação estável na cidade, com a vacinação acontecendo e os números melhorando. As circunstâncias mostraram que eu estava errado.

Depois de um ano tão difícil para todos, senti que precisava muito parar, mesmo que por poucos dias, e lembrar que, como todos seres humanos, temos limites.

Infelizmente, a situação no nosso estado se agravou numa velocidade inimaginável, fato que exigia minha presença com urgência.

Já no início da semana passada, tomei a decisão de retornar imediatamente. Mas, para isso, tive que aguardar o resultado do teste PCR obrigatório de Covid, sem o qual não seria autorizado a retornar de viagem. Também tive dificuldades para reagendar meu voo.

Acreditei que realizando reuniões diárias com toda nossa equipe de saúde, com o governo do estado e prefeitos da região de maneira virtual poderia suprir minha ausência presencial. Na verdade isso não foi suficiente num momento crítico. Reconheço que não deveria ter me ausentado. Por isso, peço sinceras desculpas à cidade.

Quem me acompanha sabe que sempre estive e estarei na linha de frente em todos os momentos críticos da nossa cidade, sem jamais me omitir. Mesmo assim, recebo com humildade as merecidas críticas por esse episódio, as quais procurarei recompensar com total dedicação e muito trabalho.”