O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro apresentou na tarde desta terça-feira (02) o projeto para a instalação do Parque Urbano e Marina Beira Mar Norte. O evento aconteceu na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), no Bairro Agronômica, na Capital. O equipamento será construído com investimento privado e está estimado entre R$ 65 milhões a R$ 80 milhões.

De acordo com Gean, várias etapas já foram superadas, como as análises técnicas internas, as sugestões vindas de consultas públicas, a aprovação de uma lei que garanta a segurança jurídica ao investimento e, por fim, o encaminhamento para a análise técnica do Tribunal de Contas do Estado.

“Esperamos que o TCE conclusa a análise técnica, dentro do tempo necessário, mas que seja brevemente, para que o edital seja publicado e que até o final do ano possamos assinar o contrato”, estima o prefeito.

A partir desta fase, as ações passarão a ser do empreendedor que precisará buscar os licenciamentos ambientais, além dos custos da instalação e operação.

Pelas contas do prefeito, a obra deverá iniciar-se no final de 2020 e a conclusão está prevista para entre 2021 e 2022.

“É um equipamento esperado e necessário que deverá ser uma referência para o Brasil e vai mudar a cara de Florianópolis, movimentando a economia da cidade e gerando empregos”, projeta Gean Loureiro.

Ao mesmo tempo, já estão sendo realizados os estudos técnicos e ambientais para o engordamento da faixa de areia da Beira Mar Norte, que passa pelo processo de despoluição.

Como o Parque Urbano e a Marina ficarão entre a Praça de Portugal (trapiche) e a Praça do Sesquicentenário da PMSC (Casan); o engordamento se dará deste ponto até o heliponto (próximo ao Hotel Majestic).

Marina terá capacidade para cerca de 650 vagas privadas e 60 vagas públicas | Ilustração/PMF

Detalhes da Marina

  • 123 mil metros quadrados na orla para o parque urbano
  • 179 mil metros quadrados de espelho d’água privado
  • A marina será protegida por um quebra-mar e terá píer flutuantes com capacidade para cerca de 650 vagas privadas (de 120 a 40 pés) e 60 vagas públicas (de 40 a 30 pés)
  • Terá píer para embarcações de transporte marítimo.
  • Em direção ao mar, adentra por cerca de 315 metros, com profundidades que variam de 1,5 a 4 metros.

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger