Prefeito de Corupá participa de reunião com representante do Fundeb em Brasília

Por: OCP News Jaraguá do Sul

09/11/2017 - 13:11 - Atualizada em: 09/11/2017 - 14:01

O prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi, esteve reunido na quarta-feira (8), em Brasília, com Annelise Ragone de Mattos, da Coordenação-geral de Operacionalização do Fundeb e de acompanhamento e distribuição da arrecadação do Salário Educação (CGFSE). Na ocasião, o prefeito consultou a coordenação sobre a possibilidade de utilização de parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para aquisição do prédio da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, que pertence à Congregação das Irmãs Franciscanas de São José e que cobra aluguel para o uso do espaço.

Conforme resposta da coordenadora-geral Operacionalização do Fundeb Annelise de Mattos, isto seria possível desde que seja utilizado um percentual do Fundeb, enquanto a outra parte é utilizada para a manutenção da escola.

Gottardi comemorou o fato e já agendou reunião para o fim do mês com representantes da Congregação das Irmãs Franciscanas de São José para iniciar as tratativas para a possível aquisição do prédio da escola. “No começo do ano municipalizamos a escola São José evitando que fosse fechada pelo governo estadual e que mais de 500 alunos tivessem de ser transferidos para outras unidades. Agora pretendemos dar outro passo importante e batalhar para a aquisição do prédio da escola, já que o município tem a despesa com o aluguel do local”, completa o prefeito.

Agenda em Brasília  

Desde terça-feira (7), Gottardi cumpre agenda em Brasília, onde participa de reuniões e visitas ao Ministério do Turismo, Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa), Embaixada da Alemanha e aos deputados e senadores da bancada catarinense. Gottardi solicita recursos e atenção para projetos de Corupá ligados à cultura, turismo, agricultura, saúde e infraestrutura. Um dos destaques da viagem à Brasília aconteceu na quarta-feira (8) quando Gottardi se juntou a integrantes da Confederação Nacional dos Bananicultores (Conaban) representados por nove estados brasileiros, e da qual também faz parte a Asbanco de Corupá, para participar de audiência com o novo ministro da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa) Blairo Maggi. A pauta da reunião foi a atenção especial para a produção e comercialização da banana brasileira.

Na terça-feira (7), o prefeito acompanhado da assessora de Cultura Roseli Siewert, da Secretaria de Educação e Cultura de Corupá participaram de reunião no Ministério do Turismo. Lá foram recebidos pelo coordenador geral de Mapeamento e Gestão Territorial Leonardo Riul e pelo diretor do Departamento de Ordenamento Turístico Rogério Coser, onde Gottardi entregou ofício solicitando a liberação de recursos no valor de R$ 250 mil para o desenvolvimento e melhorias de infraestrutura turística para Corupá. Dentre estes, está o projeto de construção de um portal turístico no município que neste ano tem trabalhado para a constituição do Plano Municipal de Turismo e para o desenvolvimento deste setor na cidade e região.

Prefeito acompanhado da assessora de Cultura Roseli Siewert participam de reunião no Ministério do Turismo | Foto Divulgação

Ainda na terça-feira, o prefeito e a assessora de Cultura Roseli estiveram na Embaixada na Alemanha onde foi entregue uma solicitação de material complementar para as aulas da língua alemã que já ocorrem em Corupá desde setembro. Além disso, Gottardi e Rose pediram apoio para um intercâmbio cultural entre Corupá e as cidades da Alemanha. “Iniciamos com as aulas de alemão na rede municipal este ano e tivemos a grata surpresa de ter uma enorme aceitação dos pais e alunos. Por isso, é que pretendemos estreitar os laços com a Alemanha, para promover um intercâmbio cultural e ampliar ainda mais os projetos que temos nesta área em Corupá”, comenta o prefeito Gottardi.

Nesta quinta-feira (9), Gottardi entregará ofícios nos gabinetes dos 16 deputados federais da bancada catarinense e dos três senadores do Estado solicitando recursos para obras e melhorias nas áreas de infraestrutura, cultura, turismo, agricultura e atenção básica em saúde.

O prefeito de Corupá também deve entregar ofício ao DNIT pedindo autorização para a instalação de uma academia ao ar-livre na praça que fica às margens da BR-280 perto do trevo de acesso à cidade e que será destinada a prática de exercícios pela população.

LEIA MAIS:

Trevo de acesso a Corupá recebe obras de ajardinamento

*Com informações da Prefeitura de Corupá