Prefeito catarinense é condenado e perde direitos políticos por 5 anos

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

27/08/2019 - 09:08 - Atualizada em: 27/08/2019 - 09:46

O prefeito de Alfredo Wagner, Naudir Antonio Schmitz, foi condenado à perda da função pública e à suspensão dos direitos políticos por cinco anos.

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sustentou na ação que ele cometeu ato de improbidade administrativa ao descumprir ordem judicial. A decisão é de primeiro grau e não tem aplicação imediata.

Segundo a Promotoria de Justiça da Comarca de Bom Retiro, ao descumprir uma sentença e deixar de fiscalizar o crescimento urbano e demolir construções irregulares, o prefeito desrespeitou os princípios constitucionais da legalidade, da moralidade, da boa-fé e da eficiência, o que configurou ato de improbidade.

Foto Prefeitura de Alfredo Wagner

A sentença determinava ao município demolir uma obra clandestina nas margens do Rio Itajaí do Sul, em área de preservação permanente e de risco.

Em vez de cumprir a determinação da Justiça, Schmitz ingressava com petições protelatórias em ação já transitada em julgado, solicitando novos estudos e justificando a omissão por estar o imóvel clandestino habitado.

Assim, passados seis anos entre a ordem judicial e o ingresso da nova ação, a construção clandestina permanecia de pé.

Somente após o ajuizamento da ação civil pública é que, finalmente, Schmitz obedeceu à decisão da Justiça, o que não impede a responsabilização pelos atos a ele imputados.

Como a decisão condenando o prefeito ainda é em primeiro grau, ela é passível de recurso e não terá aplicação imediata, pois depende do trânsito em julgado da ação ou, pelo menos, da confirmação da sentença por órgão colegiado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

 

Com informações do Ministério Público de Santa Catarina

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger