No início desta semana, o governo do Estado assinou a ordem de serviço para a finalização da construção física do Cedup (Centro de Educação Profissional) de Guaramirim.

Com investimento de R$ 128 mil, a empresa Conre Construções, sediada em Itajaí, ficará encarregada de terminar as obras do prédio.

O Cedup está em obras há mais de sete anos e, segundo a assessoria de comunicação do governo, ainda falta a conclusão da instalação elétrica. Na próxima semana, o fiscal da obra deve vistoriar o local para saber exatamente o que precisa ser feito.

A assessoria afirma que a fiscalização será feita de forma rápida para que a empresa tenha tempo de se organizar e retomar as obras o mais rápido possível. Ainda conforme a assessoria, o prazo para conclusão da instalação elétrica é de no máximo dois meses, podendo ser concluída antes caso a Conre Construções agilize os serviços.

Já a respeito do funcionamento do Cedup depois de finalizado, a assessoria informa que a questão da gestão ainda não está definida e que estão ocorrendo tratativas. Quando a obra estiver concluída, o governo deverá ter a definição. A assessoria acredita que o Cedup já possa ser utilizado no primeiro semestre de 2020.

Parecer do Município

De acordo com o prefeito de Guaramirim Luís Antônio Chiodini (PP), o Município repassou o tereno do Cedup para o governo do Estado com objetivo de serem realizadas as melhorias e recuperação do que já estava pronto. Chiodini explica que se o Estado cumprir com o que foi combinado, o Cedup poderá ser repassado ao Município.

Ainda sem saber o parecer oficial do governo estadual sobre isso, o prefeito comenta que conversou com a Associação Empresarial de Guaramirim (Aciag), parceira na época da doação do terreno, onde era o Parque de Eventos do município. Enquanto aguarda a definição, o prefeito já planeja qual o destino do prédio: parcerias para disponibilização de cursos de capacitação profissional.

"Estamos procurando uma instituição de ensino profissionalizante para realizar a capacitação e profissionalização de mão de obra dos nossos jovens", destaca Chiodini.

Chiodini enfatiza que o prédio do Cedup foi criado e projetado para que os jovens possam se inserir no mercado de trabalho mais preparados e com mais condições de prestar um bom serviço às empresas que estão se instalando no município.

"Tenho certeza que a produção industrial começará a aumentar na nossa região a partir do ano que vem com o funcionamento deste centro", finaliza o prefeito.

Veja mais em

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram

Facebook Messenger