Pré-candidata a vice-presidência da república faz bate-papo em Joinville

Por: Windson Prado

09/05/2018 - 10:05 - Atualizada em: 09/05/2018 - 10:56

Coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e pré-candidata a vice-presidente da República na chapa do Psol encabeçada pelo sociólogo Guilherme Boulos, a professora e enfermeira maranhense Sônia Bone Guajajara estará em Joinville na próxima sexta-feira (11). Ela vem a cidade para participar de uma roda de conversa juntamente com a participação da professora Liana Amin da Silva, da PUC-PR. O encontro está agendado para às 14 horas, no miniauditório da UniSociesc Marquês de Olinda.

Nascida em 1974 numa aldeia do povo Guajajara-Tentehar que habita a Terra Indígena Arariboia, Sônia precisou sair de casa aos 10 anos, com a ajuda da Funai, para poder cursar o ensino médio em Minas Gerais. Depois voltou para o Maranhão, formando-se em letras e enfermagem, com especialização em educação especial, na Universidade Estadual. Ainda na juventude, iniciou a sua militância pelas causas indígenas e ambientais, o que a levou a receber, em 2015, a Ordem do Mérito Cultural da então presidente Dilma Rousseff.

Em uma entrevista há dois anos, Sônia justificou sua luta em defesa do meio ambiente dizendo que a cultura indígena depende do sol, da água, da terra, do ar e do vento. “É a partir dos elementos da natureza que temos nossas inspirações e sabedorias. Tudo que vem com o desenvolvimento é uma ameaça. Não é que sejamos contra, mas queremos que aconteça respeitando os nossos direitos, e isso dificilmente acontece. Com o desmatamento, acontecem conflitos e nem dentro da nossa terra temos mais liberdade. Os grandes empreendimentos e o agronegócio estão ditando as regras e passando por cima de qualquer direito em nome de um progresso que ninguém sabe onde vai dar. Só preservando conseguimos manter o equilíbrio da natureza. Quando lutamos por terra, estamos cuidando de todo mundo. E isso as pessoas não sabem”, disse.

O evento é promovido pela UniSociesc em parceria com a ACE-FGG.

Serviço

O quê? roda de conversa com Sônia Guajajara e Liana Amin da Silva;

Quando? 11 de maio, às 14h;

Onde? Miniauditório da UniSociesc Marquês de Olinda. Rua Gothard Kaesemodel, 833, Anita Garibaldi.

Informações: 47/3461-0520.

*Com informações de assessoria de imprensa