Jaraguá do Sul atingiu nesta quarta-feira (29) a taxa de 80% de adesão dos eleitores à biometria. A meta foi estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para os 43 municípios que estavam atualizando o cadastro obrigatoriamente em Santa Catarina. Cerca de 25 mil votantes da cidade ainda precisam passar pelo processo até o dia 7 de dezembro.
Nos últimos dias, conforme o chefe de cartório Eduardo Arbigaus, a unidade está atendendo quase mil pessoas por dia. A demanda é bem diferente dos meses anteriores, quando menos de 500 eleitores passavam pelo cartório diariamente para atualizar o título. O cadastro vem sendo realizado desde o mês de março, através de agendamento pelo site e telefone. A agenda de horários está esgotada há mais de três semanas.
Para fazer o cadastro biométrico, Dautina dos Anjos, 54 anos, precisou aguardar mais de uma hora na manhã desta quarta. A jaraguaense admite que sabia da campanha de regularização, mas acabou deixando para última hora. “Achei que não fosse obrigatório”, observa. Quem não conseguiu agendar, como Dautina, deve aguardar na fila um horário disponível para ser atendido.
Conforme Arbigaus, após o prazo estabelecido para a biometria, os eleitores que não efetuaram a atualização terão o título de eleitor cancelado. Entretanto, ele explica que a partir do dia 11, o cartório já estará com o serviço de regularização do documento sem custo à disposição para os votantes de Jaraguá e Corupá, onde o processo também é obrigatório. “Essas pessoas também podem ter o CPF bloqueado, mas isso depende da atualização de dados da Receita Federal, que identificará a irregularidade”, relata o chefe de cartório.

Nos últimos dias, o Cartório está atendendo quase mil pessoas por dia | Foto Eduardo Montecino/OCP
A regularização pode ser feita até o dia 9 de maio. Após o registro no cartório, o título de eleitor pode levar até cinco dias úteis para ser atualizado. Os votantes dos dois municípios que não atualizarem o título mesmo após o prazo de regularização não poderão votar nas eleições de 2018. Em Guaramirim, Schroeder e Massaranduba as eleições serão mistas, ou seja, serão aceitos o método convencional de votação e por biometria.
De acordo com Arbigaus, a tecnologia torna o sistema de votação mais seguro para as ambas as partes. “É mais uma forma de evitar fraudes nas eleições”, avalia. Ele acredita que neste primeiro momento, o modelo de urnas não sofrerá alterações.
O mutirão para cadastramento em Jaraguá do Sul segue até dia 7 de dezembro, depois haverá prazo para regularização até o dia 9 de maio.
Local de Atendimento: Cartório Eleitoral de Jaraguá do Sul, na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nº1188, Sala 103 – Centro.
Horário: O cartório está funcionando das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Necessário: levar documento oficial de identidade com foto; comprovante de domicílio recente (emitido nos últimos 3 meses). Para primeiro alistamento os homens maiores de 18 anos devem comprovar a regularidade com o serviço militar.
Disque Eleitor: 0800 647 3888, das 13h às 19h para dúvidas.
LEIA MAIS:
– Junta de Serviço Militar confecciona documentos até o dia 4 de dezembro em Jaraguá