Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Por unanimidade, senador Jorge Seif é absolvido no julgamento no TSE

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

Por: OCPNews Brasilia

12/02/2026 - 11:02 - Atualizada em: 12/02/2026 - 11:52

Por 7 votos a 0, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) absolveram, na manhã desta quinta-feira (12) o senador catarinense Jorge Seif (PL) das acusações de abuso de poder econômico nas eleições de 2022. Com a vitória, o parlamentar está livre para terminar o seu mandato, que vai até 2030.

O julgamento começou terça-feira (10) e foi retomado na manhã desta quinta-feira em Brasília. O voto final foi da ministra Cármen Lúcia, presidente do TSE.

Os ministros consideraram que a denúncia não apresentava provas robustas e demonstração de gravidade dos atos atribuídos a Seif na campanha, entendendo que não desequilibraram a eleição e não seriam suficientes para justificar uma perda de mandato.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Seif era alvo de um pedido de cassação do mandato apresentado pela coligação Bora Trabalhar, que reuniu os partidos PSD, União Brasil e Patriota e teve o ex-governador Raimundo Colombo (PSD) como candidato a senador em 2022. Ele ficou em segundo lugar, atrás de Seif, que venceu a disputa para a única vaga ao Senado em jogo na ocasião.

A denúncia apontava suposto abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2022 em razão de algumas condutas do então candidato Jorge Seif, como o uso de um helicóptero de um empresário da construção civil e de aeronaves e estrutura da rede de lojas Havan, do empresário Luciano Hang, para divulgação da candidatura na campanha eleitoral de 2022.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp