População reclama da falta de médicos e da espera por consultas em ambulatório de Blumenau

Foto: Marcelo Martins

Por: Luan Tamanini

24/08/2023 - 17:08 - Atualizada em: 28/08/2023 - 09:13

A falta de médicos e a demora das consultas eletivas no Ambolutório Geral Guilherme Jensen, no bairro Itoupava Central, em Blumenau, foram tema de reclamação por parte dos moradores na noite dessa quarta-feira (23) durante a 6ª Sessão Itinerante da Câmara de Vereadores.

O encontro, que foi realizado no Clube de Caça e Tiro Esportivo e Cultural União, reuniu mais de 170 pessoas e serviu para discutir melhorias na região dos bairros Itoupavazinha, Itoupava Central e Vila Itoupava. A sessão itinerante tem como objetivo aproximar a comunidade das atividades desenvolvidas pelos vereadores, bem como discutir melhorias trazidas pela comunidade.

Foto: Divulgação / Câmara de Vereadores de Blumenau

Durante a reunião, os moradores pediram mais atenção dos vereadores na questão da falta de médicos e na demora das consultas eletivas no ambulatório, que é uma demanda constante da população local. Além disso, solicitaram apoio dos parlamentares para a aquisição de um terreno na Rua Gustavo Zimmermann para realocar dois postos de saúde da região, que estão em espaços alugados no momento.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Saúde afirmou que o quadro de médicos generalistas no Ambulatório Geral da Família Guilherme Jensen (AGF Itoupava) “está completo no momento, com 12 profissionais que se dividem para o atendimento à população das 7h às 22h”.

“As intercorrências recebidas na unidade são todas atendidas, avaliadas pelo profissional de enfermagem e, se verificada a necessidade, o usuário é encaminhado ao médico. A supervisão do AGF Itoupava acrescenta que o tempo a mais de espera pelo atendimento ocorreu de forma pontual, seja na triagem, farmácia ou na realização dos procedimentos, já que não se verifica esse atraso diariamente”, afirmou a pasta.

Em relação à questão levantada da aquisição de um terreno na localidade, a pasta afirmou que “a demanda está em fase de estudos para captação de verba para realocar as ESFs Jackson Roberto Carl e Gustavo Froehlisch Barroso”.

Hospital na região Norte

Ao fim da sessão, o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira (PP), comunicou aos presentes que estará em Florianópolis, nesta sexta-feira (25), conversando com a secretária Estadual de Saúde, levando a solicitação da criação do Hospital Regional para atender a região Norte da cidade, onde ficam localizadas as Itoupavas.

“É um trabalho que vamos desenvolver em conjunto, levando a necessidade da nossa região, para dar mais qualidade de vida para a população. A Câmara vai estar trabalhando nesta questão”, afirmou o vereador.

Atualmente, Blumenau conta com três hospitais para atender a população – o Hospital Santa Isabel, o Hospital Santo Antônio e o Hospital Santa Catarina -, todos localizados na região central e próximos a região Sul da cidade.