População de Jaraguá do Sul pode acompanhar número de doses e imunizados contra a Covid em tempo real

A coordenadora do Samu, Tatiana Alvizi, recebeu a primeira dose entre os profissionais do serviço | Foto Eduardo Montecino/PMJS

Por: Elissandro Sutil

26/01/2021 - 18:01

A vacinação contra a Covid-19 em Jaraguá do Sul continua nesta semana. Desde o último dia 20, quando as primeiras imunizações começaram, já foram aplicadas 610 doses, até segunda-feira (25), dado da atualização mais recente da Prefeitura.

Essas imunizações fazem parte da primeira fase da campanha, em que estão sendo imunizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus, pessoas com mais de 75 anos e idosos em asilos.

Fonte Painel Covid

O secretário de Saúde Alceu Moretti explica que a equipe de vacinas está indo até os locais de trabalho dos profissionais para aplicar as imunizações.

Segundo Moretti, quase 100% dos profissionais da linha de frente do Hospital São José já receberam a primeira dose. Os profissionais do Hospital Jaraguá também começaram a ser imunizados esta semana. No total foram destinados à instituição 330 doses da vacina Coronavac.

A vacinação contra a Covid-19 em Jaraguá do Sul está dividida em quatro fases. Até à última etapa, a previsão da Prefeitura é de vacinar mais de 30 mil pessoas, porém, não há datas estimadas, já que o processo depende da logística de entrega das vacinas.

Fonte PMJS

Cuidados precisam continuar

A presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus Emanuela Wolff, destaca que, mesmo que houvesse vacina suficiente para atender toda a população, ainda teríamos que manter todos os cuidados necessários.

As medidas de higiene para prevenir a contaminação são uso de máscara, lavação constante das mãos com sabão ou uso de álcool em gel, evitar aglomerações e só sair de casa se realmente for necessário.

“Pedimos que a população tenha paciência e entenda que as doses recebidas até agora são insuficientes para imunizar até mesmo todos profissionais da saúde. Depois, teremos os idosos, os portadores de doenças crônicas e assim por diante, conforme as orientações do Ministério da Saúde”, explica.

Divulgação atualizada

Desde segunda-feira (25) a Prefeitura de Jaraguá do Sul está divulgando, diariamente, os dados atualizados do recebimento das vacinas e das imunizações aplicadas no município. A novidade foi incluída entre as informações publicadas no site Painel Covid.

Para a presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus, Emanuela Wolff, a proposta é dar ainda mais transparência ao trabalho desenvolvido durante a pandemia.

“Esses dados serão atualizados diariamente, para que todos saibam quantas doses chegaram e quantas já foram aplicadas”, resume.

O Painel Covid é uma página criada em junho do ano passado para informar os números da doença, de recuperados, internados, óbitos, índice comparado com outros municípios, faixa etária, total de testes realizados, entre outros dados.

Hospital Jaraguá recebe mais de 300 doses da vacina

Na última segunda-feira (25) também iniciou a imunização para os profissionais que atuam na linha de frente do Hospital e Maternidade Jaraguá. A instituição foi beneficiada com 330 doses da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O Hospital seguirá as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado e, por isso, dará prioridade aos colaboradores que atuam nas Unidades de Tratamento Intensivo de Covid-19.

A enfermeira Polliane Beatriz Trainoti e a técnica em enfermagem Edith de Fatima Pangartte Cardoso, que atuam diretamente nas UTIs que atendem os pacientes com o novo coronavírus, foram as primeiras a serem vacinadas pela equipe do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Jaraguá do Sul.

A previsão é de que todas as doses, dessa primeira remessa, sejam aplicadas até terça-feira (26). Os demais profissionais de saúde serão imunizados, gradativamente, conforme a disponibilidade das vacinas.

Foto: Divulgação