Políticos na rede: Como prefeitos e vereadores da região usam as redes sociais

Por: Elissandro Sutil

09/08/2017 - 10:08 - Atualizada em: 13/07/2018 - 13:30

Em tempos de redes sociais ganhando cada vez mais destaque como ferramentas poderosas de marketing e publicidade, o cuidado com a imagem de figuras públicas e com o relacionamento com seu público podem render bons frutos ou até mesmo complicar, e muito, a vida de alguém. No meio político, as redes sociais podem até não ganhar uma eleição sozinhas, mas servem como termômetro de popularidade.

Na microrregião do Vale do Itapocu, no Norte catarinense, a maioria dos prefeitos têm mostrado reconhecer a importância de estar presente nas redes sociais, sobretudo no Facebook. Os cinco mandatários têm perfis pessoais ou páginas públicas, havendo até quem tenha ambos, como os prefeitos Antídio Lunelli (PMDB), de Jaraguá do Sul, e Luís Chiodini (PP), de Guaramirim.

ARMINDO TASSI | Foto Arquivo OCP

Por outro lado, a atividade na rede ainda é tímida em alguns casos, como no do prefeito de Massaranduba, Armindo Sésar Tassi (PMDB). Na linha do tempo do seu perfil pessoal no Facebook, onde tem 2.622 amigos, Tassi costuma ser mais mencionado nas postagens de amigos do que fazer suas próprias publicações. De maio a julho deste ano, o prefeito publicou apenas um post, que lhe rendeu 67 comentários e 268 curtidas e reações.

Nas publicações restantes, visíveis em sua timeline, o prefeito é marcado em fotos ou postagens de eventos sociais de amigos e da comunidade, e também é citado por amigos que fazem pedidos de melhorias, assim como em agradecimentos pelas solicitações atendidas. Outros políticos também marcam o prefeito, em encontro de entidades, viagens do governo, como ao Tocantins, no início de julho.

JOÃO GOTTARDI | Foto Arquivo OCP

O prefeito mais ativo no Facebook, com o maior número de postagens no período analisado pela reportagem do OCP – maio a julho -, é o prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi (PP), com 74 posts. As publicações foram feitas em seu perfil pessoal na rede, sendo contabilizadas aquelas relativas ao seu mandato – que acabam sendo a maioria -, e publicadas em modo público.

Sua atividade na rede gerou mais de 18 mil interações de internautas, somando curtidas e reações, compartilhamentos, visualizações de vídeos e comentários. Entre as publicações, de divulgação das atividades do governo – incluindo reuniões, viagens, visitas a entidade – destaque para vídeos feitos pelo próprio prefeito, como durante sua participação na Marcha dos Prefeitos a Brasília, em maio. Os dois vídeos – feitos no modo selfie – foram vistos 1.129 vezes.

Maior média de interação por publicação

LUÍS CHIODINI | Foto Eduardo Montecino

Quanto à relação de número médio de interações do público por cada publicação, quem saiu na frente com vantagem foi o prefeito de Guaramirim, Luís Chiodini (PP). Com mais de 52.105 interações – curtidas e reações, compartilhamentos, visualizações de vídeos e comentários – para 52 postagens no período, a média foi de mil interações por publicação.

Em sua página no Facebook, seguida por 5.535 internautas e curtida por 5.497 pessoas, o prefeito também divulga diversas ações do governo, incluindo visitas a obras em andamento no município. Entre as publicações com maior interação do público está um vídeo feito em abril, em que o pepista faz um alerta sobre o jogo Baleia Azul. O vídeo teve 20 mil visualizações.

Maior número de seguidores

ANTÍDIO LUNELLI | Foto Eduardo Montecino

Quem também possui um bom número de interações dos internautas por cada publicação feita é o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (PMDB). Entre maio e julho foram feitas 19 publicações, que geraram 8.396 curtidas e reações, comentários, compartilhamentos e visualizações de vídeos. A média é de 441,8 interações por postagem. A página do prefeito de Jaraguá do Sul também é a que tem o maior número de seguidores e curtidas. São 6.067 seguidores e 5.926 curtidas.

Em relação ao conteúdo da página, destaque para a disponibilização para consulta do documento “15 Projetos Para Fazer Jaraguá Mais Forte”, na seção Notas da página. O documento reúne compromissos e prioridades da gestão Lunelli e Udo Wagner (PP) retirados do plano de governo e selecionados também com a sugestão e consideração da população.

Das 19 publicações feitas na página, foram 15 em julho, 3 em junho e uma em maio. Nas postagens mais recentes, o prefeito também tem utilizado com frequência outra rede social, o Instagram. No Facebook, o prefeito compartilha os vídeos e fotos feitos na rede – destinada ao compartilhamento de imagens. O prefeito divulga vídeos de visitas a obras, assinatura de convênio, e também fotos de participações em eventos da comunidade, visitas a entidades, além de apresentações de prestação de contas, balanços do governo.

OSVALDO JURCK | Foto Eduardo Montecino

Em Schroeder, o prefeito Osvaldo Jurck mantém uma página pública juntamente com o vice Adriano Kath (PSDB). A maioria das postagens são compartilhamentos da página da Prefeitura, a respeito de programas do governo, obras e demais ações da administração. A página foi criada em março deste ano, e possui 420 seguidores, sendo curtida por 415 pessoas. Na descrição, a comunidade é convidada à enviar sugestões. No período analisado, foram 28 publicações, rendendo 1.797 interações, em uma média de 64,1 interações por postagem.

 

Nem todos os vereadores interagem com seus eleitores

Em relação aos vereadores, a reportagem do OCP analisou o uso da rede social Facebook dos parlamentares de Jaraguá do Sul durante o mês de julho. Apenas Ademar Winter (PSDB) não possui conta ou página pública, ou não foi encontrada pela reportagem. Por outro lado, alguns vereadores têm perfis pessoais e páginas públicas, havendo até quem tenha mais de um de cada tipo de conta, como Arlindo Rincos (PSD), com três perfis, e Celestino Klinkoski (PP), com dois perfis e duas páginas. Para levantar os números, a reportagem analisou cada conta, contabilizando todas as postagens e interações, relativas ao mandato de vereador. Importante frisar que os perfis pessoais dos políticos foram analisados em modo público, sendo possível somente a contabilização das publicações abertas a todos.

No mês passado, o maior número de publicações foi do vereador Marcelindo Carlos Grunner (PTB), com 55 postagens em seu perfil pessoal e página pública, onde possui 4,1 mil amigos e 296 seguidores. Sua atividade rendeu 4.364 interações – curtidas e reações, comentários, compartilhamentos e visualizações de vídeos, resultando numa média de 79,3 interações por publicação.

A respeito da mesma relação entre número de interações e postagens, a maior média foi de Arlindo Rincos (PSD), com cerca 525 interações por publicação. É de Rincos também o maior número de interações em todo o mês de julho, foram 5.785 para 11 postagens do parlamentar, em seu perfil pessoal principal, onde possui 4,991 amigos.

Já o vereador com o menor número de postagens no período foi Pedro Garcia (PMDB), com apenas um post. Jaime Negherbon (PMDB) não realizou nenhuma publicação em seus três perfis pessoais e duas páginas públicas. Contudo, Negherbon reúne 8,8 mil amigos e mais de 3 mil seguidores. Pedro Garcia contabiliza mais de 6,3 mil amigos e seguidores em seus dois perfis pessoais e página pública.