Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Plenário | Quase 10% dos eleitores estão filiados a partidos em Jaraguá

Por: Elissandro Sutil

11/02/2018 - 17:02 - Atualizada em: 11/02/2018 - 17:09

Dos 121.556 eleitores habilitados para votar na eleição de outubro deste ano em Jaraguá do Sul, 11.393, ou 9,37%, estão filiados a partidos políticos. Os dados levam em consideração apenas os filiados com registro regularizado perante a Justiça Eleitoral e podem ser atualizados constantemente pelas siglas. Além disso, o percentual pode ficar maior após o prazo de conclusão do cadastramento biométrico, pois 23.952 inscrições eleitorais estão sujeitas a cancelamento segundo o Cartório Eleitoral do município, o que depende de homologação pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e estima-se que deva ocorrer até o fim de abril, quando será possível conhecer o número real de eleitores da cidade.

O partido com maior número de filiados continua sendo o MDB, com 2.398. Na sequência aparece o PSDB com 1.507. As duas siglas vem mantendo essa posição no ranking desde 2012. A terceira maior força em número de filiados hoje é o DEM, com 1.111 filiações regulares. Logo depois aparecem o PP, na quarta colocação, com 963, e o PT, na quinta, com 835. Esses cinco partidos somam 51,03% dos filiados regularizados do município.

Completam a lista dos 10 maiores o PTB, com 705, o PR, com 700, o PSD com 493, o PDT com 460, e o PV com 388. Na outra ponta do ranking aparecem siglas como PHS e PHL, cada um com dois filiados, PSOL e o Avante com sete e o PEN com oito. O município tem 33 siglas regularizadas; em 2012 eram 23. No Brasil, são 35 partidos com registro no Tribunal Superior Eleitoral.

Os partidos vão intensificar até maio o trabalho para atrair lideranças. O Partido Novo é um exemplo, no sistema da Justiça Eleitoral hoje constam 34, mas já seriam, segundo a coordenação municipal da sigla, mais de 65 pessoas filiadas e a meta é fechar o ano com pelo menos 200. Na tabela do meio algumas siglas também demonstram organização; o PPS conta com 344 filiados, o PCdoB com 259, e o quase desconhecido PRB com 216.

CAPITAL DOS ATIRADORES 

Vereador Pedro Garcia (MDB) pretende auxiliar o projeto de lei federal de autoria do deputado Rogério Peninha, para tornar Jaraguá do Sul Capital Nacional dos Atiradores, a ser aprovado. Uma das etapas exige manifestação de algum órgão municipal – como a Câmara de Vereadores – para dar legitimidade à proposição. Garcia anunciou que seu gabinete vai providenciar uma moção de apoio ao projeto e pediu auxílio aos demais parlamentares.

CÂMERAS TRAZEM SEGURANÇA 

Nem só de multas vivem as câmeras. Na tribuna, o vereador Eugênio Juraszek (PP) defendeu a utilização delas no combate à criminalidade. Segundo ele, a câmera giratória colocada na rua João Januário Ayroso está coibindo a ação de bandidos e de vândalos, dando mais segurança à comunidade. Agora ele espera pela instalação de um equipamento de vigilância na rotatória da BR-280 na entrada do bairro Nereu Ramos que, segundo ele, é muito movimentada e sofre com ocorrências de violência.

IPTU NA SEGUNDA-FEIRA 

Como a coluna antecipou, a distribuição dos carnês de IPTU vai acontecer a partir de segunda-feira. Os contribuintes também poderão ter acesso à conta através da internet. Prevendo um número grande de questionamentos em função da revisão da planta genérica, a Secretaria da Fazenda preparou uma equipe para atender os contribuintes.

LUNELLI RETORNA 

O prefeito Antídio Lunelli (MDB) reassume na próxima semana depois de dez dias de licença não remunerada. A expectativa é que anuncie o novo líder de governo. Uma coletiva de imprensa para divulgação do balanço de 2017 e anúncio de novas obras também está no radar.

PP começa rodada de encontros 

As lideranças do PP da região mostraram unidade no apoio à candidatura do ex-prefeito Dieter Janssen à Assembleia Legislativa, em outubro. O partido realizou sua primeira reunião do ano na noite de quinta-feira em Corupá. Estiveram presentes filiados de Barra Velha, Joinville, Schroeder, Corupá, São João do Itaperiú e Guaramirim.

PP realizou sua primeira reunião do ano na noite de quinta-feira em Corupá | Foto Divulgação/OCP

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP