A pouco mais de um mês para eleição da nova Mesa Diretora da Câmara, o vereador Anderson Kassner (PP) afirma que acredita na unidade da base e na manutenção do acordo que lhe garantirá a presidência da Casa. Questionado sobre a possibilidade de traição – comum historicamente – o pepista, que foi o mais votado na eleição passada fazendo 3.550 sufrágios, afirma que já está tudo encaminhado.
“Para mim não existe mudar em cima da hora, não tem chance. É a palavra que vale. Acredito que as pessoas que integram a base tenham esse pensamento também”. Uma das promessas de Kassner é a modernização das indicações ao Executivo, já foram feitos 1.663 pedidos de melhorias este ano, o que gera um calhamaço de papel sem muita utilidade. A proposta do parlamentar é digitalizar o processo, assim como o acompanhamento das demandas.
Outra questão que precisa ser avaliada, diz, é a leitura no início das sessões. “A sessão tem que ser para debate de projetos e ideias, não uma coisa burocrática”, opina. Um dos objetivos na mudança do formato é despertar mais o interesse da comunidade pelas plenárias.
Férias no dia 21
Prefeito de Guaramirim, Luís Antônio Chiodini (PP), adianta que este ano as férias dos servidores vão começar no dia 21 de dezembro. Não haverá o tradicional período de ponto facultativo entre o Natal e o Ano Novo, isso porque o governo conseguiu enxugar as contas e será possível pagar as férias do funcionalismo nesse exercício financeiro. Além disso, Chiodini ressalta que a medida injetará R$ 10 milhões (somando férias, salário e 13º) na economia, favorecendo o comércio em época de compras de Natal.
Leia mais: Cidade das Guirlandas, Guaramirim contará com programação especial de Natal
Agenda em Brasília
Em um dos compromissos em Brasília nesta semana, o prefeito de Corupá, João Carlos Gottardi (PP), acompanhado do presidente da associação de bananicultores do município, Adolar Benke, e do deputado federal Mauro Mariani (PMDB), esteve com o ministro da Agricultura, Mairo Blagi. Além da apresentação dos integrantes da Confederação Nacional dos Bananicultores, o encontro serviu para o setor fortalecer a reivindicação contra a abertura do mercado brasileiro para importação da fruta.
Leia mais: Gottardi cumpre agenda em Brasília
BUSCANDO EMENDA
Incentivado pelo projeto de Anderson Kassner, o ex-prefeito Dieter Janssen (PP) buscou uma emenda de R$ 370 mil para o Hospital Jaraguá. Parte da verba será utilizada para compra de novas cadeiras para o Pronto Atendimento Infantil e para aquisição de 50 poltronas reclináveis para acompanhantes. Assim como no São José, os recursos serão destinados para ala de atendimento de pacientes do SUS.
Leia mais: Kassner confirma doação de 120 poltronas para o Hospital São José de Jaraguá
POLÍTICA NA PAUTA
A plenária da Acijs nesta segunda-feira (13), às 18h, terá como tema principal a palestra Cenários Políticos e Econômicos, com o colunista Claudio Prisco Paraíso.

Colunista Claudio Prisco Paraíso | Foto Reprodução/Redes Sociais
Logo após, a entidade prestará homenagem a quatro policiais militares que tiveram destaque na corporação.
ENERGIA LIMPA
Uma bandeira do vereador Eugênio Juraszek (PP), o projeto Energia Limpa levou ontem para o Garibaldi cerca de 30 trabalhadores da Fujama, Secretaria de Obras e Celesc. O mutirão serviu para o corte de árvores que estavam ameaçando a fiação elétrica. Juraszek lembra que é comum acidentes na área rural que deixam as granjas sem energia, comprometendo a renda e a produção dos agricultores.
PRATES NÃO SERÁ CANDIDATO
Previsto para próxima semana, o anúncio da decisão sobre uma possível candidatura do jornalista e colunista do OCP, Luiz Carlos Prates, ao Senado, ocorreu ontem. Segundo comunicado divulgado pela assessora Scheila Prates, não será dessa vez que o jornalista se arriscará nas urnas.
Leia também: Não a Bolsonaro: “Luiz Carlos Prates é um justiceiro. E justiceiros são livres”, diz sua filha