Plenário | Administração municipal tem mais uma vitória importante na Câmara

Por: Elissandro Sutil

15/12/2017 - 08:12 - Atualizada em: 15/12/2017 - 10:03

 O governo de Jaraguá do Sul fecha o ano com mais uma importante vitória na Câmara de Vereadores, embora com o placar mais apertado. Após duas reduções, de 100% para 90% e depois para 80%, o projeto que atualiza a planta de valores dos imóveis foi aprovado em segundo turno nesta quinta-feira (14) pelo Legislativo por seis votos a quatro. Dico Moser, do PSDB, se juntou à oposição. A última alteração ao texto deve fazer com que cerca de sete mil residências tenham queda no valor do IPTU. Mas as distorções mais graves, imóveis que estavam registrados com um valor bem abaixo do real, sentirão o impacto na próxima cobrança do imposto. Outro objetivo da medida é diminuir a especulação imobiliária.

Antes da mudança da proposta, a projeção era que dos 59 mil cadastros imobiliários mais da metade deveriam ter reajuste de até 20% do imposto. Os outros teriam reajuste variável. Os cálculos levam em conta as reduções das alíquotas propostas pelo Executivo e aprovadas anteriormente pelo Legislativo. A última atualização da planta de valores aconteceu no governo da ex-prefeita Cecília Konell e ficou concentrada apenas nos bairros periféricos da cidade, por isso, há casos de defasagens grandes.

A oposição critica a mudança. Na tribuna, nesta quinta-feira (14), Arlindo Rincos (PSD) chamou a iniciativa de assalto ao bolso dos munícipes. O líder de governo, Marcelindo Gruner (PTB) rebateu, disse que não se trata de aumento de IPTU, mas de justiça fiscal. Sabendo que o maior barulho deve acontecer após as entregas dos carnês em 2018, a administração já planeja uma campanha para esclarecer as dúvidas dos contribuintes e uma força-tarefa para atender aos pedidos de revisão.

SEM AUTOFINANCIAMENTO 
O temor da renovação política que aflige deputados e senadores afogados em tanta lama teve mais um capítulo esse semana. O Congresso Nacional derrubou o veto o veto do presidente Michel Temer (PMDB) que liberava o autofinanciamento irrestrito de campanha. Na prática, com a decisão dos parlamentares, o candidato ficará proibido de bancar totalmente os seus gastos eleitorais até o limite previsto para cada cargo. Prejuízo para sociedade que está refém de uma classe política que não quer concorrência e que age ferindo até mesmo a democracia.

DÍVIDAS PROTESTADAS 

A Prefeitura de Guaramirim anunciou que, assim como já acontece em Jaraguá do Sul, as certidões de dívida ativa estão sendo encaminhadas para o Tabelionato de Notas e Protestos. Os contribuintes inadimplentes serão avisados sobre a necessidade de acertar suas dívidas para não ficar com o nome sujo no mercado.

TERMINAL ILUMINADO 

Líder de governo, Marcelindo Gruner (PTB), comemora o atendimento a uma de suas indicações: a colocação de lâmpadas mais potentes na Praça Expedicionário, ao lado do terminal urbano. Serão investidos R$ 30 mil em equipamentos de iluminação. O local vinha servindo de ponto de encontro de prostitutas e para uso de drogas.

CAROPRESO PASSA BEM 

O deputado estadual licenciado e secretário de Estado de Saúde, Vicente Caropreso (PSDB), foi internado na madrugada de quinta-feira (14) no Hospital Baía Sul, em Florianópolis. A suspeita de trombose venosa profunda não se confirmou. Até o início da noite desta quinta, ele permanecia internado para repouso e realização de exames. O tucano se sentiu mal ao voltar de Brasília, onde buscava verba para custeio da ala pediátrica do Hospital Jaraguá.

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO 

Os integrantes do conselho consultivo do governo do prefeito Antídio Lunelli (PMDB) fizeram a última reunião do ano nesta quinta-feira (14). O encontro serviu para avaliação das medidas tomadas em 2017. Lunelli tem dito que o início do plantio não foi fácil, mas que agora já é possível ver os primeiros brotinhos surgindo.

Reunião do conselho consultivo do governo do prefeito Antídio Lunelli (PMDB) | Foto Divulgação/OCP

COPA AMVALI  

Com o objetivo de fomentar o esporte na região do Vale do Itapocu, o vereador Anderson Catafesta (PP) apresentou indicação já aprovada pela Câmara de Vereadores de São João do Itaperiú para a realização, por meio do Colegiado de Esporte da Amvali, da 1ª Copa Amvali de Futebol envolvendo as equipes campeãs das cidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Massaranduba, Corupá, Schroeder, São João do Itaperiú e Barra Velha. “Esta indicação visa incentivar ainda mais os clubes que tanto investem no esporte e muitas vezes não tem o retorno desejado” ressalta Catafesta.

EM FOCO

–  Três semanas depois de declarar com exclusividade à coluna estar à disposição do PMDB para a disputa eleitoral ao governo de Santa Catarina, nesta quinta foi a vez do prefeito de Joinville, Udo Döhler, falar sobre a possibilidade à imprensa estadual.

–  Mesmo jogando a renúncia para abril de 2018, o governador Raimundo Colombo (PSD) garante que o processo de transição já está em andamento e que todas as decisões estão sendo tomadas em comum acordo com o vice Eduardo Moreira (PMDB). Na prática, Colombo mantém o que vem dizendo, nem descarta e nem garante a continuidade do casamento entre as duas siglas.

–  A portaria de tombamento do Rio da Luz pode ser alterada, flexibilizando alguns pontos. Pelo menos três reuniões para discutir o tema já aconteceram entre representantes do Iphan e da comunidade.

–  O PMDB de Santa Catarina, que lidera movimento pela renúncia da cúpula nacional da sigla, irá marcar posição no dia 19 de dezembro, durante a convenção do partido em Brasília.

– Pelo menos sete estados apoiam o PMDB catarinense contra a executiva nacional, que pretende, durante a convenção, alterar o estatuto do partido para retirar poderes dos diretórios municipais e estaduais, concentrando as decisões em Brasília. Além de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Goiás e Piauí integram o movimento contra a cúpula nacional.

 

 

Notícias no celular

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP