Plenário | Administração jaraguaense cobra solução da Celesc para fiação solta nos postes

Eduardo Montecino

Por: Elissandro Sutil

26/10/2017 - 17:10

A guerra aberta pelo prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (PMDB), contra a fiação obsoleta e clandestina nos postes da cidade teve mais um capítulo nesta quarta-feira (25). Em reunião com o presidente da Celesc, Cleverson Siewert, em Florianópolis, Lunelli mostrou insatisfação com a demora na solução do problema. Participaram também do encontro a chefe de gabinete, Emanuela Wolff, e os secretários Eduardo Bertoldi e Argos Burgardt.

“Desde o governo Dieter Janssen, eu cobro uma solução, mas um empurra para o outro e ninguém resolve nada (nem Celesc nem operadoras). Então vamos encurralar todo mundo e mostrar que isso aqui não é um território sem dono”, disse o prefeito à coluna quando retornava ao município.

Na próxima semana, o presidente da Celesc virá a Jaraguá do Sul para tratar do tema também com o Ministério Público. “É preciso colocar a cidade em ordem. Se você parar para observar, não tem um poste que não tenha fios soltos, amarrados em árvores ou clandestinos”, argumenta Bertoldi.

Em setembro, o município chegou a emitir 25 notificações à empresa de energia cobrando uma solução – em caso de descumprimento há possibilidade de multas – e o Ministério Público recomendou que a Celesc exigisse que as empresas de telefonia, TV por assinatura e internet identifiquem e retirem toda fiação obsoleta, que permanece nos postes de maneira irregular, no prazo de 90 dias. Essa recomendação foi resultado de um inquérito aberto pelo MP ainda em 2014, quando, por meio de uma representação, a Prefeitura manifestou preocupação com os fios amarrados nos postes, arrebentados e pendurados, o que causa risco de acidentes além de poluir a cidade visualmente. Parece que agora o caso se encaminha para um desfecho.

Todo mundo quer um clic com o medalhista de ouro

Bruno D’Ávila Gruner, 22 anos, aluno do Senai de Jaraguá do Sul, que na semana passada conquistou medalha de ouro pelo Brasil na WorldSkills Competition, a olimpíada internacional de educação profissional, tem vivido dias de estrela, como merece. Depois de ser recepcionado em grande estilo no Senai na segunda-feira (23) e percorrer as ruas da cidade em cima de um caminhão dos bombeiros, o jovem foi receber os cumprimentos do prefeito Antídio Lunelli | Foto Divulgação/OCP

LEIA MAIS:

– Medalhista de ouro do Senai é recepcionado por colegas e desfila pelas ruas de Jaraguá do Sul

 

 

Centro de diagnóstico

É de autoria do vereador Jackson de Ávila (PMDB) moção aprovada pela Câmara, que pede a implantação de um Centro de Diagnóstico por Imagem no município em parceria com a iniciativa privada e outras Prefeituras da região. Os diagnósticos por imagem incluem ressonância magnética, tomografia, raio x e outros procedimentos. O vereador advertiu sobre a demora e o custo elevado desses procedimentos para os munícipes atualmente. “É um projeto audacioso, sabemos que existe a manutenção, que é cara, mas temos que dar o primeiro passo”, discursou.

Situação de emergência

A Prefeitura de Barra Velha está preocupada com a temporada de verão. As últimas ressacas atingiram pelo menos cinco das sete praias do município e provocaram grandes estragos, deixando o município em situação de emergência. Os danos passam de R$ 1 milhão. Segundo Elton Cunha, coordenador da Defesa Civil, os estragos foram tão grandes que a faixa de areia em algumas praias diminuiu e talvez não dê tempo para recuperar nos próximos meses.

Saúde do Homem

O coordenador-geral de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Francisco Norberto Moreira da Silva, é presença confirmada no 1º Encontro Estadual de Saúde do Homem, que começa nesta quinta (26) e vai até sexta em Jaraguá do Sul. Norberto vai falar da política nacional sobre o tema e lançará o Guia Pré-Natal do Parceiro, com uma oficina para os profissionais do setor. A ideia é aproveitar o momento em que o homem vai às unidades acompanhar a parceira no pré-natal para que adote hábitos saudáveis e faça exames preventivos. O encontro é destinado a coordenadores municipais da Atenção Básica, de Saúde do Homem e técnicos.

Ciro faz pré-campanha em SC

Pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT) estará em Criciúma nesta sexta (27), onde faz palestra com o tema “Alternativas para a crise brasileira”. No sábado (28), participa do congresso estadual da juventude pedetista, em Bombinhas. Lá fala sobre “A questão nacional e o compromisso com quem trabalha e produz”.

Mutirão na Saúde

Com uma fila de espera para consultas e exames médicos que soma quase 41 mil pessoas, tanto para atendimento na atenção básica como para consultas e exames com médicos especialistas, o secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Jonas Germano Schmidt, deve anunciar nos próximos dias um cronograma geral de mutirão. No último e no próximo sábado acontece a primeira ação voltada aos pacientes de pediatria. Cinco médicos pediatras atenderam 75 crianças no Jaraguá 99 no dia 21 e, no dia 25, vão atuar na Barra do Rio Cerro. Segundo levantamento do OCP no mês passado, na atenção básica, a maior fila é para atendimento médico clínico, com mais de dez mil pacientes, o que pode fazer a espera ser de dois meses em alguns postos.

Contas de Jurck têm
parecer favorável

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) emitiu parecer pela aprovação com ressalvas das contas do governo de Osvaldo Jurck (PSDB) relativas a 2016.  O documento foi aprovado pelos conselheiros Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, Luiz Roberto Herbst, Cesar Filomeno Fontes e Julio Garcia, seguindo parecer do relator Wilson Rogério Wan-Dall e agora será submetido à votação pela Câmara de Vereadores.