Plano de retomada do turismo pós-pandemia é lançado para região de Jaraguá do Sul

Foto Divulgação

Por: Elissandro Sutil

09/07/2020 - 07:07

Dezesseis municípios da região conhecida como Caminho dos Príncipes lançaram virtualmente na quarta-feira (8), um plano de retomada do turismo após a pandemia do novo coronavírus. Jaraguá do Sul está entre as cidades, assim como Corupá, Guaramirim, Schroeder e Massaranduba.

A iniciativa busca promover ações integradas nas áreas de capacitação, comunicação, produtos turísticos e captação de recursos ao retorno gradativo do setor de turismo. Elas serão implementadas a curto, médio e longo prazo.

De imediato, serão produzidos vídeos de curta duração, direcionados a profissionais da linha de frente, como recepcionistas, camareiras e garçons, com informações sobre protocolos de segurança.

Cartilhas dos protocolos de boas práticas e orientações destinadas a cada público também serão elaboradas, além de reuniões virtuais direcionadas aos agentes de viagens e promoção dos atrativos da região pelas redes sociais. As entidades parceiras ainda oferecerão cursos gratuitos.

Outra prioridade do “Plano de Retomada Caminho dos Príncipes” é atrair recursos ao financiamento da atividade turística, junto às instituições privadas e Poder Público, assim como parcerias com o trade turístico, entidades representativas e secretarias municipais de turismo.

No quesito produtos turísticos estão em pauta a revisão de roteiros turísticos já existentes e a divulgação dos que se apresentam com melhor estrutura. Mais uma demanda é levantar, junto aos municípios do Caminho dos Príncipes, quais os atrativos que devem compor os roteiros.

A elaboração de novos roteiros deve contemplar novos nichos de mercado e atualização do Guia Caminho dos Príncipes. Nesse processo de renovação, a ideia é correr atrás de novas parcerias e, consequentemente, novos roteiros.

Vale destacar que pesquisa recente implementada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e também pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontaram que a regionalização será uma forte tendência no período pós-pandemia do covid-19.

“O estudo mostra que as pessoas pretendem viajar com a família, de carro e para ambientes ao ar livre. E a Região do Caminho dos Príncipes é privilegiada já que oferece diversas opções como roteiros de cicloturismo, cachoeiras, hotéis fazenda, turismo rural e praias. Nossa intenção é mostrar o que a região oferece, valorizando o contato com a natureza”, explica a coordenadora da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Joinville, Juliana Oliveira.

Potencial de Jaraguá do Sul

O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Nasato, destaca o potencial de Jaraguá do Sul, pela diversidade de opções ofertadas e infraestrutura.

“A cidade possui uma diversidade grande de culturas, que ainda permanecem enraizadas nos nossos bairros, fornecendo uma experiência diferente aos nossos visitantes, tanto gastronômica como cultural, e um potencial grande para a prática de esportes alternativos, como o voo livre, o cicloturismo e caminhadas. O turismo de negócios também é muito forte aqui, mas ainda podemos ampliar esse leque e aproveitar o momento da retomada”, aponta.

A região Caminho dos Príncipes conta com Jaraguá do Sul, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Joinville, Massaranduba, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder.

A elaboração do projeto contou com a participação de empresários do setor, membros de entidades representativas e representantes do Poder Público.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul