Parlamentares da oposição protocolam pedido de impeachment de Barroso

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Pedro Leal

19/07/2023 - 15:07

Um grupo de senadores e deputados da oposição protocolou, nesta quarta-feira (19), um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.

Segundo os senadores, o requerimento foi protocolado na Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal e assinado por 14 senadores e 63 deputados federais. Entre eles, por exemplo, os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS).

As informações são da CNN.

“Por causa das violações da lei, requeremos de Pacheco que submeta ao plenário a votação de pedido de impedimento de Barroso”, disse o senador Jorge Seif (PL-SC) durante a entrevista coletiva para anunciar o pedido de impeachment.

A ação acontece após a participação de Barroso em um evento da União Nacional dos Estudantes (UNE).

“Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”, disse o ministro em discurso. O STF se manifestou posteriormente dizendo que o magistrado se referia ao “voto popular” e não “à atuação de qualquer instituição”.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que “o que fez Barroso foi horroroso. O filme que ele fez foi um filme de terror”. “Espero que Pacheco não sente em cima desse pedido de impeachment”, acrescentou.