Para Rodrigo Coelho, militares não podem ficar de fora da reforma da Previdência

Rodrigo Coelho | Foto Nilson Bastian/CVJ

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/01/2019 - 09:01 - Atualizada em: 24/01/2019 - 09:56

Especialista em direito previdenciário, o deputado federal eleito Rodrigo Coelho (PSB-SC) defende uma reforma da previdência que inclua todas as categorias – os militares, servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada. Para ele, o problema gerado nas contas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é de responsabilidade única da grande massa de trabalhadores brasileiros que fazem parte do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

“O grande déficit da previdência não está no RGPS, não está nas pessoas que pagam o INSS e têm um teto de R$ 5,8 mil na hora da aposentadoria. Em outras categorias, como o Legislativo, o Executivo, o Judiciário e as carreiras militares, o valor da aposentadoria passa de R$ 30 mil, sendo que não houve contribuição para receber esse valor. Então, essa reforma não pode ser feita com afoito. Deve ser feita com muito cuidado para que todos dêem a sua parcela de contribuição e de sacrifício, num momento desafiador para as contas públicas de nosso país”, afirma Coelho.

O deputado defende um aumento no tempo de contribuição dos militares e é contra a definição de uma idade mínima para os trabalhadores da iniciativa privada, pois já existe o Fator Previdenciário e a Fórmula 86/96.

“É diferente estabelecer uma idade mínima para quem tem estabilidade no emprego. Nas empresas privadas, uma pessoa com 50 anos, por exemplo, vai ter muita dificuldade em conseguir emprego, pois já é considerada ‘velha’ para o mercado de trabalho”, explica.

Rodrigo Coelho comenta ainda que o governo federal acertou em fazer um pente-fino para combater fraudes em benefícios, mas acrescenta que um outro programa para combater sonegadores ajudaria o INSS a se reerguer financeiramente.

“É preciso acabar com a prática de várias empresas que devem à Previdência, que não pagam corretamente ou sonegam”.

Sobre Rodrigo Coelho

Eleito deputado federal com 43.314 votos, Rodrigo Coelho (PSB-SC), 38 anos, natural de Joinville, desembarca em Brasília para lutar pelo fim dos privilégios dos políticos e da corrupção, além do enxugamento do Estado e da diminuição de burocracias. Também é defensor de parcerias público-privadas (PPPs) como forma de estímulo à economia, cultura, turismo e obras de infraestrutura.

Advogado previdenciário, pretende participar de forma ativa das discussões da reforma da previdência. Para ele, o país precisa de uma revisão no setor, mas que alcance todas as categorias, inclusive a militar, para que não haja um prejuízo ainda maior para os Segurados do INSS.

Rodrigo Coelho entrou na política em 2012, quando foi eleito vice-prefeito de Joinville. Durante o mandato, também presidiu e Fundação Cultural da cidade. Em 2016, foi eleito vereador, também em Joinville.

Quer receber as notícias no WhatsApp?