O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs uma troca de territórios com a Rússia como parte de um acordo de paz entre os dois países; a guerra se estende desde fevereiro de 2022.
As informações são do jornal britânico The Guardian.
Ao jornal, Zelensky afirmou que caso o presidente dos EUA, Donald Trump, consiga fazer com que os dois países negociem a paz, ele planeja oferecer a região russa de Kursk ocupada pela Ucrânia em troca de territórios ucranianos atualmente sob controle das tropas de Moscou.
“Vamos trocar um território por outro”, ele disse, sem mencionar quais regiões serão reivindicadas de volta por Kiev. “Não sei, veremos. Mas todos os nossos territórios são importantes, não há prioridade.”
A Ucrânia atualmente controla o oblast russo de Kursk – consideravelmente menor que as áreas controladas pela Rússia, que incluem a Crimeia, a região de Zaporizhzhia, a cidade portuária de Mariupol e os núcleos separatistas de Luhansk e Donetsk.
Neste cenário, a Rússia teria muito mais a ceder do que a Ucrânia em uma troca; portanto, um acordo de troca de territórios não seria suficiente para acabar, sozinho, com as hostilidades.
Kursk está sob controle ucraniano desde agosto de 2024. Foi a primeira vez na guerra em que Kiev reconheceu formalmente um ataque ao território do país inimigo.