A maioria dos catarinenses é contrária à possível pré-candidatura do vereador carioca Carlos Bolsonaro (PL) ao Senado por Santa Catarina em 2026. É o que diz a pesquisa realizada pela empresa Neokemp, encomendada pelo Grupo ND. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 4 de julho.
De acordo com a amostragem, 71% dos entrevistados concordam que a candidatura de pessoas “de fora”, como Carlos Bolsonaro, o filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro, é um “desrespeito” com a população de Santa Catarina. O total soma aqueles que concordam em parte e aqueles que concordam totalmente.
Por outro lado, cerca de 16% não concordam e nem discordam com a afirmação, enquanto outros 9,6% discordam completamente ou em parte. Apenas 2,7% dos participantes não quiseram, ou não souberam responder.
A candidatura é um desrespeito aos catarinenses?
- 50,1% concordam totalmente;
- 21% concordam em partes;
- 16,6% não concordam, nem discordam;
- 4,1 discordam em partes;
- 5,5% discordam totalmente.
Os entrevistados foram questionados ainda sobre a percepção de desrespeito acerca da candidatura de uma pessoa que não tem vínculos com a cidade, ou comunidade em que vivem. A maioria considera que é um ‘desrespeito’.
Confira o resultado por região:
- Vale do Itajaí: 25% considera desrespeitoso e 6,7% não;
- Norte: 18,6% considera desrespeito e 3,7% não;
- Oeste: 18% considera desrespeitoso e 8,2% discorda;
- Grande Florianópolis: 16,9% considera desrespeito e 4,7% não;
- Sul: 15,7% considera desrespeito e 3,8% não;
- Serra: 5,8% considera desrespeitoso e 3,4% não.
A pesquisa é do tipo quantitativa e tem amostragem com representatividade estadual. No período, foram entrevistadas 1.008 pessoas de 77 municípios catarinenses. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
A amostragem dos participantes do questionário corresponde aos mais de 8 milhões de moradores em Santa Catarina, conforme estimativa do IBGE para 2024.