A sala de imprensa do Vaticano divulgou uma nota atualizando o estado de saúde do papa Francisco, de 88 anos. De acordo com o novo boletim, “a noite foi tranquila e o papa mantém seu repouso“.
Ele teve um broncoespasmo na sexta-feira (28), e não apresentou novas crises. Na manhã de sábado, tomou um café e leu alguns jornais. A situação permanece complexa, e o prognóstico continua reservado, segundo a Santa-Sé.
Na sexta, o pontífice foi submetido à ventilação mecânica não invasiva, após uma crise isolada de broncoespasmo que, segundo o Vaticano, resultou em um episódio de vômito com aspiração e um repentino agravamento do quadro respiratório.
Ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões; O Vaticano descreveu a infecção do papa como “complexa”, explicando que foi causada por dois ou mais micro-organismos.
Após o episódio de broncoespasmo, o Vaticano informou que serão necessárias de 24 a 48 horas para avaliar as condições clínicas do papa. “Graças à ventilação mecânica não invasiva, os valores da troca gasosa voltaram aos níveis anteriores à crise”, informou a Santa Sé.