Os famosos que entram política esse ano: Patati, loira do Tchan, jogador, técnico, cantor e mais

Por: Elissandro Sutil

06/04/2022 - 17:04 - Atualizada em: 06/04/2022 - 17:17

Esse ano tem eleições e como sempre, novos candidatos começam a aparecer. Figuras já conhecidas na música, na televisão, no esporte e no humor já anunciaram planos para seguir carreira na política. Veja alguns dos nomes de famosos que prometem pintar na telinha, mas desta vez no horário eleitoral.

Silmara Miranda

A ex-loira do grupo de axé É o Tchan é jornalista e concursada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), deve deixar os quadros da corporação para se candidatar a deputada federal com um discurso voltado para a segurança pública, pelo Republicanos. Silmara também revelou que pretende, com sua candidatura, incentivar mais mulheres a ingressarem na política.

Maurício Souza

O jogador de vôlei Maurício Souza é filiado ao PL do presidente Jair Bolsonaro e tentará conquistar a vaga de deputado federal por Minas Gerais. O ex-jogador disse que se sente preparado para enfrentar uma grande missão.

“Representar os mineiros na Câmara Federal e lutar por tudo aquilo que acreditamos e não abrimos mão em nenhuma hipótese: Deus, pátria, família e liberdade”.

Os técnicos Joel Santana e Luxemburgo

Os dois técnicos fizeram carreira no futebol nacional e internacional. Joel Santana vai disputar um cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro e disse em entrevista em março que foi convocado para entrar na política e que vê muitas coisas erradas.

Vanderlei Luxemburgo se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo Tocantins. De origem humilde e neto de um ferroviário sindicalista, o ‘pofessô’ quer aplicar na política as lições que o esporte pode ensinar.

Netinho

O cantor baiano Netinho, que se consagrou com a música Mila nos anos 90, é outra celebridade que vai disputar as eleições deste ano. Em postagem oficial em redes sociais na qual confirma sua pré-candidatura, ele se intitula ‘soldado de Bolsonaro’ e diz que se eleito defenderá o povo baiano “seguindo os valores Deus, pátria, família e liberdade”.

Maria Paula

A atriz e comediante Maria Paula, filiada ao União Brasil, pretende disputar uma vaga de deputada federal ou mesmo compor uma chapa majoritária. A atriz ganhou visibilidade quando participou do programa humorístico Casseta & Planeta. Ela é embaixadora da paz pelo governo do Distrito Federal.

Marcos Uchôa

O jornalista Marcos Uchôa, após 39 anos de jornalismo, decidiu entrar para política. Ele, que já cobriu guerras e Copas do Mundo, se filiou ao PSB e deve disputar o cargo de deputado federal. Em entrevistas, Uchôa fez críticas ao governo de Jair Bolsonaro e disse que “este não é o Brasil que a gente quer”.

Jacira Santana, mãe do Gil do Vigor

Mãe do ex-BBB, Jacira Santana anunciou filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) e se lançou como pré-candidata a deputada federal por Pernambuco. Na última semana de março, ela divulgou um vídeo ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e não escondeu a felicidade.

“Foi uma satisfação estar com ele hoje e agradecer por todas as iniciativas que tanto ajudaram a minha família e a família de milhões de brasileiros”.

Rinaldo Farias, criador da dupla Patati Patatá

O criador da dupla Patati Patatá, o empresário Rinaldo Farias, se filiou ao Podemos. Após anunciar a sua pretensão de entrar na política, disse que está tendo conversas para definir uma possível candidatura, mas que adora um desafio e nenhuma possibilidade está excluída.

Lucélia Santos

A atriz Lucélia Santos, conhecida pela personagem Escrava Isaura, se filiou ao PSB, e estreia na política. Em suas redes sociais, ela lançou a pré-candidatura a deputada federal, destacando que luta pelo meio ambiente, florestas e povos indígenas há quase 40 anos.