Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Operação da Polícia Civil prende prefeito de cidade de SC

Foto: Arquivo/PMG

Por: Ewaldo Willerding Neto

08/01/2026 - 08:01 - Atualizada em: 08/01/2026 - 11:08

A Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC, deflagrou, na manhã desta data, no município de Garopaba, a 2ª fase da operação Coleta Seletiva. A ação policial resultou no cumprimento de três mandados de prisão preventiva,dois mandados de afastamento cautelar de cargo público, 16 mandados de busca e apreensão, afastamentos de sigilo telefônico, e sequestro de bens e valores de aproximadamente um milhão de reais. As diligências foram executadas simultaneamente nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão.

Entre os alcançados pela ordem de prisão preventiva estão o atual prefeito de Garopaba, Júnior de Abreu Bento (Progressistas), um servidor público lotado no setor de licitações e contratos, e um empresário que atua no segmento de coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Os afastamentos cautelares de cargo público atingiram dois secretários municipais de Garopaba. As demais medidas cautelares alcançaram também o ex-prefeito de Garopaba e o atual prefeito de Pescaria Brava.

A operação decorre da conclusão do Inquérito Policial, conduzido pela 2ª DECOR/DEIC, que investigou um esquema de corrupção sistêmica envolvendo repasses de valores indevidos a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, incluindo fraudes em certames e em execuções contratuais. Os fatos investigados teriam se iniciado ainda em 2016 e, segundo apurado, permanecido após a alternância de gestão municipal de Garopaba, perdurando de 2021 até o período atual.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Em respeito à presunção de inocência, que rege essa fase procedimental, e ao sigilo das investigações, necessário às conclusões finais, informações adicionais somente serão divulgadas após autorização do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

Registra-se que as representações foram formuladas pela 2ª DECOR/DEIC e deferidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, mediante parecer favorável do Ministério Público Estadual, por meio de sua Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.

Participaram da operação aproximadamente 50 policiais civis, lotados na DEIC e na 18ª DRP.

Os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.