Acontece nesta terça-feira (16) a primeira capacitação para ONGs protetoras de animais de Jaraguá do Sul. O programa é uma iniciativa da Prefeitura do município em parceria com o Sebrae, dentro da proposta de criar uma política pública de cuidado aos animais abandonados da cidade.

Pelo programa, as associações voluntárias serão capacitadas para que estejam com suas documentações em dia e possam receber verbasparticipar de editais públicos envolvendo o cuidado, tratamento ou castração de animais abandonados.

Cerca de 30 voluntários de ONGs já confirmaram presença no curso que terá como tema a Conceituação Legal de uma ONG (Organização Não Governamental).

As capacitações são resultado de parceria entre a Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente), a Secretaria de Saúde, o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Agricultura, o Sebrae e as ONGs.

O presidente da Fujama e coordenador das ações voltadas aos cuidados com os animais, Normando Zitta, adianta os temas das próximas capacitações que serão ministradas às ONGs pelo Sebrae.

“Em agosto será abordado o gerenciamento financeiro de uma ONG e, depois, será feita uma sobre a contextualização jurídica sobre maus tratos e controle populacional dos animais”, informa o presidente.

Feiras de adoção

A Prefeitura de Jaraguá e a Ajapra organizaram nos dias 6 e 13 de julho, sábado, uma feira de adoção de cães, em uma primeira parceria entre a Prefeitura em uma feira de adoção de animais promovida por uma ONG.

Um dos objetivos da feira é diminuir a população de cachorros na casa de Maria Teresa – uma senhora que tem em sua residência cerca de 70 animais. Até o momento, seis cães foram adotados.

Mais feiras serão organizadas para que a população interessada possa adotar um cãozinho. Datas e locais serão divulgados no site da Prefeitura de Jaraguá do Sul.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito: 

WhatsApp  

Telegram  

Facebook Messenger