Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Oito presidentes em oito anos: Presidente interino do Peru é destituído em meio a escândalo com empresários

Jerí com o presidente do Equador, Daniel Noboa em 12 de Dezembro de 2025. Domínio Público

Por: Pedro Leal

17/02/2026 - 18:02 - Atualizada em: 17/02/2026 - 18:26

Jose Jeri, presidente interino do Peru, foi destituído pelo Congresso do Peru nesta terça-feira (17) – Jeri estava no cargo há apenas quatro meses.

O oitavo presidente do país em apenas oito anos foi removido do cargo após um escândalo envolvendo reuniões não divulgadas com um empresário chinês.

As informações são da Reuters.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

75 parlamentares votaram a favor da destituição de Jeri, 24 votaram contra e três se abstiveram.

Os legisladores agora elegerão um novo presidente do Congresso, que também assumirá a Presidência do Peru. Eleições gerais estão marcadas para 12 de abril.

O escândalo do “Chifagate” — referência a um nome local para restaurantes chineses — começou em janeiro; Jeri foi filmado chegando a um restaurante tarde da noite, encapuzado, e manteve uma reunião com empresário chinês Zhihua Yang, que possui lojas e uma concessão para um projeto de energia.

Fora de agenda, a reunião não foi divulgada publicamente.

Ele assumiu o cargo em outubro, após o Congresso do Peru destituir por Unanimidade a sua antecessora, Dina Boluarte, em meio à escândalos de corrupção e aumento de criminalidade.

Na época, Jeri era presidente do Congresso. Ele foi alvo de uma moção de Censura, e não de impeachment – o que lhe retira o título de presidente do Congresso com maioria simples, e por extensão o retira do cargo interino.

Jeri afirmou que respeitaria o resultado da votação. O atual presidente do Congresso, Fernando Rospigliosi, se recusou a assumir a Presidência.

Agora, o Congresso precisa eleger um novo presidente do Congresso, que assumirá automaticamente o comando do país, o que deve ocorrer na quarta-feira (18).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).