Termina no fim deste mês a obra de reforma do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro Jaraguá 84.

Os trabalhos foram iniciados em março. Nos últimos meses, os usuários da unidade foram atendidos temporariamente na escola Luiz Gonzaga Ayroso.

A obra foi executada pela empresa vencedora de processo licitação, a OMVS Construtora Eireli-EPP, de Guaramirim. O valor contratado, de R$ 257 mil, conta com repasse do governo do Estado.

Apenas as paredes foram mantidas. Cobertura, rede elétrica, hidráulica, de telefonia e esquadrias foram trocadas. O prédio também contará com pintura interna e externa, além de paisagismo.

Foto Divulgação PMJ

Havia, no local, infiltrações e goteiras, o que danificava equipamentos e prejudicava as atividades.

O equipamento público atende famílias residentes nos bairros Barra do Rio Cerro, Parque Malwee, Jaraguá 99, Jaraguá 84, Rio da Luz e Garibaldi.

No ano de 2019, foram realizados 2.750 atendimentos nesta unidade. Em 2020, até 10 de agosto, foram 3.172 os atendimentos realizados.

No local são ofertados os seguintes serviços

  • Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do PAIF. O SCFV realiza atendimentos em grupo, com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

O Cras também executa o cadastramento das famílias no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único), que é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.

Isso permite que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica dessa população e também, possibilita o acesso das famílias aos benefícios e programas do governo federal, estadual ou municipal.

 

Com informações da assessoria de imprensa

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul