Começou na semana passada a retirada dos abrigos para passageiros de ônibus na área central de Jaraguá do Sul. As estruturas antigas serão substituídas por novas e mais modernas. Ao todo, serão instalados 54 módulos, contemplando 32 locais.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, esta é mais uma etapa do projeto de revitalização da cidade. Com a finalização da retirada dos abrigos antigos, a previsão é que a instalação inicie dentro de 15 dias, dando mais conforto e segurança para quem utiliza o transporte coletivo, que em breve ter lançado o novo edital do sistema.

Os novos abrigos terão estrutura metálica em aço galvanizado, serão equipados com iluminação interna de LED, painel luminoso ou painel digital (para abrigos com mais de dois módulos), sendo que alguns terão alimentação elétrica da concessionária e outros através de painéis fotovoltaicos, além de tomadas USB e placa com os horários dos ônibus.

Bertoldi destaca que a maior parte destes abrigos terão painéis fotovoltaicos, isso significa que a energia solar captada será revertida em energia elétrica para iluminação destes abrigos, para as tomadas USB e para os painéis luminosos. Tanto o painel luminoso quanto o digital são utilizados para publicidade, campanhas educativas, informativos, entre outras informações. O painel digital, também conhecido como Full Color, ainda comporta a divulgação de vídeos e imagens em alta resolução e serão instalados em três locais de maior movimento que são frente ao Colégio Marista, à Celesc e à Scar.

A empresa vencedora da licitação foi a KG2 Engenharia, de Araçoiaba da Serra (SP). Após a retirada dos atuais abrigos de passageiros, a empresa preparará a base de concreto para, na sequência, realizar a instalação dos novos modelos. O investimento será de R$ 871.706,86, contemplando todos os materiais e a instalação.

O secretário destaca que houve uma grande preocupação tanto da Prefeitura quanto da empresa que vai executar estes abrigos, no sentido de ter um material de qualidade, com uma boa durabilidade, que evite ou, pelo menos, minimize os danos de vandalismo e que não tenha muito problema com manutenção. Além da área central, os bairros também estão sendo contemplados com a troca ou a instalação de novos abrigos, estes no estilo germânico. Mais de 100 substituições já foram feitas e outras 100 estão programadas até o fim deste ano.

Transporte coletivo

Ao mesmo tempo em que a Prefeitura de Jaraguá do Sul promove a substituição dos abrigos de ônibus, o processo para lançamento do novo edital do transporte coletivo segue em andamento. Com início da pandemia, em março, os trâmites jurídicos foram atrasados, mas a expectativa é que a concorrência possa ser lançada nas próximas semanas. A Prefeitura aguardava há um ano e meio liberação do Tribunal de Contas do Estado para poder lançar o edital, que vai estabelecer regras novas para o funcionamento do sistema.

*Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul

 

Quer mais notícias do Coronavírus COVID-19 no seu celular?

Mais notícias você encontra na área especial sobre o tema:

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul