Novo presidente da Câmara de Vereadores de Joinville quer dar mais voz e espaço à comunidade

Cláudio Aragão tem formação em gestão de negócio | Foto Nilson Bastian/CVJ

Por: Windson Prado

22/01/2019 - 15:01 - Atualizada em: 23/01/2019 - 12:13

Um articulador nato, sensato e aberto ao diálogo em prol dos interesses da comunidade e do bem comum. Assim pode ser definido o novo presidente da CVJ (Câmara de Vereadores de Joinville) Cláudio Aragão. Aos 49 anos, casado e pai de dois filhos, o morador do bairro João Costa, zona Sul, está em seu segundo mandato como vereador de Joinville. Em 2012 somou 4.185 votos e em 2016 fez 4.943.

Agora, o gestor de negócio que no ano passado era líder da bancada do Governo assumiu o desafio: comandar a presidência da Câmara. Ele foi eleito por seus pares na última sessão de 2018 e fica com a cadeira de Fernando Krelling, eleito deputado estadual em outubro do ano passado.

“Quero transformar a Câmara de Vereadores de Joinville em um espaço mais acolhedor para a comunidade. Temos um prédio, uma estrutura muito legal, mas que boa parte do dia e, principalmente aos finais de semana, fica fechada. Quero disponibilizar este espaço para a população”, disse Cláudio Aragão à reportagem da Rede OCP News, nesta semana.

Aragão entrou na política em 2012, a convite de Dalmo Claro e Udo Döhler se filiou ao MDB. Antes, porém, já atuava fortemente na comunidade onde vive, realizando trabalhos voluntários em associação de moradores, igreja católica, e associações como a Arca da Aliança.

“Sempre tive uma vida ligada à comunidade, isso já estava dentro de mim. Em 1995 tive minha primeira experiencia no legislativo atuando como assessor do vereador Ademir Machado. Ali percebi como a política pode ser um importante instrumento de transformação de uma comunidade”, pontua.

Ele completa:

“Meu desejo de estar na política e fazer algo mais, servir a população, principalmente na área social fazendo bem as pessoas”, enaltece.

Confira algumas ideias que o novo presidente da CVJ quer implementar:

  • Abrir a CVJ aos fins de semana, manhã e noite para eventos da comunidade, otimizando todo aquele espaço;
  • Ampliar a discussão sobre políticas públicas a favor do meio ambiente, como a possibilidade de criar leis que tratem da utilização de sacolas ecológicas, propor ao executivo a ampliação da coleta seletiva do material reciclado, principalmente nos bairros;
  • Ampliar a interatividade do cidadão com os parlamentares por meio de aplicativos virtuais;
  • Discutir a política de forma séria, priorizando o debate, o diálogo, sobre o bem comum em prol da sociedade;
  • Disponibilizar caixas eletrônicos 24 horas dentro do legislativo;
  • Implementar na CVJ um serviço de confecção de documento de identidade;
  • Liquidar com o papel físico na Câmara, tornando toda a atividade parlamentar digital;
  • Trazer a discussão da casa temas importante como a mobilidade urbana, e maneiras de melhorar o transporte coletivo, de bicicleta e a pé de Joinville.

Quer receber as notícias no WhatsApp?